Notícias
 
 
 

Consema aprova Zoneamento da Baixada Santista e duplicação de trecho da Tamoios
Decisões são consideradas fundamentais para o desenvolvimento do litoral paulista

19/12/2011 - O Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) da Baixada Santista e o parecer técnico da Companhia Ambiental Paulista (CETESB) para duplicação da Rodovia dos Tamoios entre os quilômetros 11,5 e 60,48 foram aprovados durante a 290ª Reunião Ordinária do Plenário no Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA).

Seguindo a Lei Estadual 10.019/98, o Plano de Gerenciamento Costeiro foi produzido por um grupo formado por representantes do Estado, Municípios da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Bertioga, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe) e da sociedade civil. A divisão foi de um terço para cada seguimento e as discussões aconteceram em três audiências públicas no mês de novembro de 2011.

José Jorge Neto/SMA-SP

A Baixada Santista está densamente povoada e a tendência é que a população cresça ainda mais. São cerca de dois milhões de habitantes para uma área de aproximadamente 230 mil hectares.

“A região está na iminência de grande boom econômico e populacional em razão do pré-sal e dos investimentos que deverão ocorrer no Porto”, explicou Luiz Roberto de Oliveira, Coordenador de Gerenciamento Costeiro do Estado de São Paulo.

De acordo com a conselheira Fernanda Bandeira de Melo, a necessidade de aprovação do zoneamento aumenta com o crescimento populacional local. “Esse é um instrumento muito importante que já tarda sua implantação”, afirmou.

O ZEE da Baixada, além da ocupação do solo, envolve os ambientes marinhos, regulamenta os assuntos de pesca (artesanal e industrial), estruturas náuticas e expansão do porto.

José Jorge Neto/SMA-SP

O Zoneamento foi aprovado quase que unanimemente, já que a votação terminou com 29 votos a favor, nenhum contrário e duas abstenções.

Duplicação da Tamoios:

Como segunda ordem do dia, o CONSEMA votou no parecer técnico para a duplicação da Rodovia dos Tamoios, o trecho de 49 quilômetros envolve os municípios de São José dos Campos, Jacareí, Jambeiro e Paraibuna. A votação terminou com 30 votos favoráveis, um contrário e nenhuma abstenção.

O ponto de duplicação está localizado totalmente na área do planalto, sendo assim a parte que corta a Serra do Mar terá outro projeto, que ainda não foi apresentado ao plenário.

Stanislaw Marka, representante do Departamento de Estradas e Rodagens de São Paulo (DER) na reunião, explicou que o inicio das obras está previsto para março de 2012, ficando prontas no final de 2013.

De acordo com Marka, a duplicação melhorará a acessibilidade e a segurança na estrada, além de favorecer o Porto de São Sebastião e o turismo no litoral norte. Ele afirmou que “o número de desapropriações e o impacto sobre a vegetação nativa será mínimo”, apontando outra vantagem nas obras.

Ficou determinado que a área de reposição florestal proveniente da compensação ambiental deverá ser quatro vezes o tamanho da área suprimida. Agora, com o parecer aprovado, a CETESB poderá emitir a licença prévia para o empreendimento.

Da Redação
Com informações da SMA-SP
Fotos: José Jorge Neto

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.