Notícias
 
 
 

Governo não aparece em audiência pública
Executivo dá prova clara que não quer ouvir sociedade sobre PL 604/2012

12/12/2012 – Apesar da ausência completa de representantes do governo estiveram presentes na reunião, além do deputado Carlos Giannazi (PSOL) que presidiu os trabalhos, o deputado Beto Trícoli (PV), que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa e o deputado Zico Prado (PT). Completaram mesa ainda a presidente do CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, Fernanda Bandeira de Melo e o diretor-executivo da Agência Ambiental Pick-upau e presidente do Movimento de Defesa do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, Julio Andrade.

Na plateia lotada estavam representantes da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Regional do Meio Ambiente – CADES, da APQC – Associação de Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo; funcionários da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo; pesquisadores do IG – Instituto Geológico e do IEA – Instituto de Economia Agrícola; membros da Agência Ambiental Pick-upau, da Associação Biomas, da AMAAF - Associação dos Moradores e Amigos da Água Funda e da Associação Preserva São Paulo, além de jornalistas e da sociedade civil em geral.

Reprodução

Deputado Carlos Giannazi preside audiência pública.

Durante a reunião que terminou por volta das 9:40h, foram apontados novos questionamentos sobre a legalidade do Projeto de Lei 604/2012, que pretende desafetar áreas do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga – PEFI, que somadas chegam a 800 mil metros quadrados, para a implantação de um mega complexo com hotéis, casa de shows, pavilhões de exposição e multiuso, além de extensas áreas impermeáveis de estacionamentos.

O deputado Beto Trícoli listou cerca de 14 questionamentos (lacunas) somente sobre o edital para a nova concessão e afirmou que o PV – Partido Verde, apesar de ser da bancada governista, trancará a pauta de votação, caso o governo tente aprovar o projeto como está e foi seguido pelo PT e pelo PSOL, que ameaçou interromper a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013, calcanhar de Aquiles do Executivo na Assembleia Legislativa.

A presidente do CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, Fernanda Bandeira de Melo, esclareceu as dúvidas em torno do processo de tombamento do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, que foi trazido à luz pela Agência Ambiental Pick-upau, já na outra audiência pública.

Reprodução

Julio Andrade, diretor-executivo do Pick-upau, deputado Zico Prado (PT), deputado Carlos Giannazi (PSOL) e o deputado Beto Trícoli (PV) durante audiência pública.

Pesquisadores do IEA e do IG fizeram discursos detalhados sobre a situação, a importância e os acervos dos dois institutos e explicaram os riscos que cada um deles corre com a transferência de local.

Outras críticas foram feitas pela Associação Biomas, pela AMAAF, pela Associação Preserva São Paulo, pela Agência Ambiental Pick-upau e Associação de Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo.

Mas a novidade da reunião foi divulgada pelo diretor-executivo da Agência Ambiental Pick-upau, Julio Andrade, que informou aos presentes que a organização havia tido acesso, através do Portal da Transparência, ao processo completo que originou o PL 604/2012. Andrade apresentou a manifestação da Secretaria do Meio Ambiente sobre a desafetação, que está assinada pelo secretário-adjunto Rubens Rizek, conforme já havia sido adiantado pela organização há mais de 30 dias. Explicou que o processo não possui manifestação técnica e que a Secretaria de Meio Ambiente sequer diz que a área não possui mais características ecológicas, como vem sendo afirmado pela SPDR – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional. Apresentou ainda um parecer técnico da Procuradoria do Patrimônio Imobiliário e Ambiental, sobre uma ação de reintegração de posse de uma área que localiza-se do outra lado da Rodovia dos Imigrantes, portanto, do lado oposto da área da Secretaria de Agricultura e Abastecimento que o governo quer desafetar. Disse que o processo está cheio de vícios e repleto de lacunas e finalizou apresentando uma declaração do então assessor técnico Dr. João Roberto Cilento Winther, que afirma desconhecer o PL 604/2012 e achar muito estranho o governo utilizar um parecer de outra área para justificar a desafetação de todas as outras. A documentação completa foi encaminhada ao Ministério Público, aos deputados e a imprensa.

A audiência foi taquigrafada e será encaminhada para o Ministério Público e para o Governo do Estado.

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Reprodução

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.