Notícias
 
 
 

Pick-upau anuncia cargo de CEO
Função, ainda rara no terceiro setor, será estratégica na ONG

05/06/2013 – A presidência da Agência Ambiental Pick-upau anunciou que a organização terá o cargo CEO (Chief Executive Officer), a partir do segundo semestre desse ano. Um profissional comum em grandes empresas, sobretudo, nas multinacionais e corporações da área de tecnologia, o cargo ainda é pouco visto no terceiro setor.

Pick-upau/Divulgação

CEO coordenará pesquisas sobre fauna.

O novo cargo terá atribuições quase ilimitadas e poderá exercer a função com total liberdade dentro da organização, diz a presidente da Pick-upau, Andrea Nascimento. “Apesar de estar submetido à presidência, como todo o resto da organização, o CEO terá completa liberdade de criação e decisão estratégica e estará ligado diretamente a todos os projetos da instituição”.

Apesar do novo CEO não estar em uma grande empresa, espera-se que o profissional tenha as mesmas características do setor privado. Alta capacidade de influenciar pessoas; assumir riscos com facilidade; trabalhar muito e por longos períodos, sem comprometer a qualidade; agilidade e forte senso de urgência e capacidade de influenciar os rumos da instituição. É isso que novo cargo deve exigir.

Pick-upau/Divulgação

Produção florestal será uma das atribuições do novo cargo.

Um dos CEOs mais conhecidos mundialmente, foi Steve Jobs, responsável pelas inovações e produtos da gigante de tecnologia Apple. No terceiro setor a função, de fato, não é muito comum, mas um bom exemplo é João Octaviano Machado Neto, CEO da importante Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que completa 60 anos de atividades no país.

“O terceiro setor olha cada vez mais para executivos que tragam as práticas de gestão da iniciativa privada para organizar essas entidades. Então, acaba-se trazendo um olhar para o terceiro setor como um espaço em que os executivos possam ter uma carreira e crescer. Já há tendências de o setor ser chamado de quarto setor. O motivo é que existe uma relação entre atividades sem fins lucrativos e outras com fins lucrativos específicos para suportar as entidades. Assim, acho que surge um cenário bastante importante para um novo perfil de profissional que vai trabalhar nessas estruturas, mas não mais como um voluntário apenas, ele vai trabalhar de uma forma executiva nessas estruturas. Tenho a impressão de que isso, do ponto de vista profissional, é um momento bastante rico, que traz oportunidades incríveis”, diz Neto, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

Pick-upau/Divulgação

Pesquisa científica sobre flora terá destaque entre as atribuições do novo CEO.

Para Andrea Nascimento, este novo cargo é mais uma etapa na profissionalização da organização. Segundo a presidente, o terceiro setor não deve perder sua essência, mas deve ser cada vez mais eficiente. “O mundo hoje exige cada vez mais a eficiência, o cumprimento de metas e objetivos, a rentabilidade dos negócios, sejam eles na iniciativa privada ou no terceiro setor, por isso essa figura será cada vez mais presente nesse cenário”, completa.

O CEO tratará de todos os assuntos que compõem a estrutura organizacional da Pick-upau, desde a questão indígena, produção florestal, programas voltados às mudanças climáticas, pesquisa científica sobre fauna e flora, jornalismo ambiental e claro, negócios sustentáveis.

Pick-upau/Divulgação

Mudanças climáticas e pesquisa sobre biodiversidade também farão parte da das funções do CEO.

Da Redação
Foto: Reprodução/Pick-upau

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2021.