Notícias
 
 
 

Plano Arbóreo de São Paulo é discutido na Câmara Municipal
Organização e empresa assinam convênio para desenvolver projeto de pesquisa de conservação da biodiversidade no litoral paulista

Pesquisadora da Pick-upau participa de evento organizado pela Frente pela Sustentabilidade

11/04/2015 – A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, presidida pelo vereador Gilberto Natalini (PV), se reuniu com especialistas ambientais e membros da sociedade civil na manhã da última quinta feira (9/04), na Câmara Municipal de São Paulo, para debater sobre a arborização na capital paulista, que não envolve apenas o plantio das árvores, mas também a poda adequada e a substituição das espécies doentes ou velhas. O município de São Paulo sofre com a falta de planejamento arbóreo. “Planejar é definir programas de plantio e de manejo para a cidade”, disse Sérgio Brazolin, do Instituto Pesquisas Tecnológicas da USP – SP.

Reprodução

Os especialistas afirmam que as árvores consideradas nativas da cidade não existem mais e as que ainda vivem são raras de encontrar. “De cada dez árvores, pelo menos oito são de origem estrangeira. O Cambuci, por exemplo, era considerada uma árvore símbolo da cidade de São Paulo e hoje é raro ser encontrada”, afirmou o botânico Ricardo Cardim.

Para Natalini, o que ocorre é a falta de consciência urbana e ambiental por parte da população em relação ao que as árvores podem trazer de benefício. “Os humanos competem com as árvores. Um dia desses soube de um abaixo assinado para retirar árvores de uma rua no bairro de Santo Amaro e a justificativa era de que as folhas estavam caindo nas calhas das casas. Falta entendimento por parte das pessoas”, relatou o parlamentar. Segundo ele, essas reuniões são realizadas, exatamente, para que se possa criar um plano de arborização urbana para a cidade, de acordo com as necessidades que existem. “Votei contra o Plano Diretor Estratégico, por ser um plano feito de cima para baixo. Não ouviu a população”, finalizou.

Para Stela Goldenstein – diretora da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros, o município precisa de metas sob o ponto de vista vegetal. “Saber o que nós queremos, quais são as necessidades de distribuição, modelo de gestão para arborização entre outros tópicos, são elementos fundamentais na criação desse plano”, afirmou Stela.

A cidade de São Paulo já foi um local de Mata Atlântica e, principalmente, cerrado. Hoje a terra da garoa já não garoa mais como no século passado, assim como as áreas verdes já não representam mais os cenários predominantes da nossa pauliceia. Lutar pelos parques da capital é uma luta pelo que restou de verde em São Paulo. “O Parque Augusta, por exemplo, é a única área remanescente de Mata Atlântica da região central, próximo ao bairro da Bela Vista em São Paulo”, relatou Ivan Maglio, engenheiro e doutor em saúde ambiental pela USP. Segundo ele, os bairros da Água Rasa, Mooca e Bela Vista são as áreas mais críticas em termos de vegetação na cidade.

+ Mais

“Política descentralizada poderia facilitar manejamento das árvores na capital”, defende especialista

11/04/2015 – Os Planos de Bairros e a descentralização da gestão foram debatidos na manhã da última quinta-feira (9/4) durante a reunião da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade. O assunto foi levantado pela arquiteta e urbanista Lucila Lacreta, que esteve presente.

“São Paulo é uma cidade que mais parece um país. Para ela ser gerenciada é preciso uma política descentralizada, não só nas 32 subprefeituras, mas como em esferas menores. E elas devem ter orçamento próprio. Na questão da arborização, de áreas verdes, é impossível fazer um plano na Secretaria do Verde ou na prefeitura se as comunidades dos bairros não tiverem condições de implantarem esses projetos”, disse. Ainda segundo Lucila, infelizmente os Planos de Bairro não foram considerados no Plano Diretor e na Lei de Zoneamento.

“Por isso votei contra o Plano Diretor de São Paulo. Essa proposta é cheia de problemas e foi feita de cima para baixo”, disse o vereador Natalini (PV), presidente da Frente Parlamentar.

Fonte: Site do vereador Gilberto Natalini/Câmara Municipal de São Paulo
Foto: Reprodução/Luiz França /CMSP

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.