Notícias
 
 
 

Pick-upau leva o ‘Aves da Mata Atlântica’ para o ECOSP
Organização faz palestra e distribui material em evento ambiental

28/04/2017 – A Agência Ambiental Pick-upau participou do Encontro Ambiental de São Paulo – ECOSP 2017, realizado no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de abril e a organização apresentou os resultados preliminares do Projeto Aves da Mata Atlântica, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Pick-upau/Divulgação

ECOSP 2017 realizado na capital paulista.

Criado em 2006, o ECOSP traz em suas edições importantes debates ambientais e com caráter gratuito, consegue viabilizar o acesso a muitas pessoas, incluindo estudantes, pesquisadores, professores e a sociedade civil em geral.

Além da bióloga-chefe da Agência Ambiental Pick upau, Viviane Rodrigues Reis, estavam entre os palestrantes Murilo Reple Penteado Rocha, Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) do Ministério do Meio Ambiente; Lídia Maria Ruv Carelli Barreto, da Universidade de Taubaté; Ricardo Deguti de Barros Silva, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM); Francisco de Assis Matos de Abreu, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará; Duarte Estáquio Gonçalves Junior, prefeito municipal da cidade de Mariana, entre outros.

Pick-upau/Divulgação

ECOSP 2017 realizado na capital paulista.

Entre os temas destacados estão a conservação da avifauna na Mata Atlântica; a importância das abelhas (apicultura) para o meio ambiente; a engenharia acústica e sua importância para o meio ambiente; o papel regulatório do DNPM e as interfaces ambientais na mineração; SAGA – Sistema Aquífero da Grande Amazônia; amostragem e Análises em Sedimento Marinho; os plásticos e as suas contribuições para a sociedade; veículos aéreos não tripulados servindo como ferramenta para o monitoramento ambiental; o acidente de Mariana e seus impactos ambientais.

Pick-upau/Divulgação

ECOSP 2017 realizado na capital paulista.

Serviço:
ECOSP 2017
Onde: Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Endereço: Rua Genebra, 25, Bela Vista, Capital/SP
Quando: 27 a 28 de abril de 2017

Sobre o ECOSP
Evento sem fins lucrativos, idealizado e organizado pelo SEESP (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo) com o apoio da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros). Tem como objetivo sensibilizar e mobilizar interessados em geral, entre os quais estudantes e profissionais, sobretudo da área da engenharia, para a importância de sua participação na construção de uma sociedade sustentável e justa. Pretende também atuar fortemente na busca de soluções para a preservação do meio ambiente e a superação das desigualdades sociais no País, influenciando as políticas públicas por meio de parcerias, compartilhamento de ideias e iniciativas com outras organizações.

Pick-upau/Divulgação

ECOSP 2017 realizado na capital paulista.

Nesse contexto, o EcoSP consolida-se como importante fórum à discussão sobre o tema premente do desenvolvimento sustentável. Além disso, tem se constituído em espaço fundamental para a apresentação de boas práticas ambientais. Desenvolver soluções para assegurar seu acesso à grande maioria da população e, portanto, qualidade de vida é o desafio colocado aos engenheiros. Sucessor do Ecovale – realizado por quatro edições consecutivas na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba – o encontro tem dado sua contribuição a essa construção. Assim, a cada versão, o evento tem jogado luz sobre questões cruciais, tais como mudanças climáticas, saneamento básico, energias alternativas, política e tecnologias ao tratamento de rejeitos sólidos e efluentes. Também tem incluído, tradicionalmente, a mostra de produtos reciclados e serviços ecologicamente corretos.

Pick-upau/Divulgação

ECOSP 2017 realizado na capital paulista.

 

Pick-upau/Divulgação

ECOSP 2017 realizado na capital paulista.

Sobre a Petrobras
A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é a União Federal (representada pela Secretaria do Tesouro Nacional), atuamos como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis. Além do Brasil, estamos presentes em outros 17 países e somos líderes do setor petrolífero no nosso país. Expandimos nossas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até 2030. Nossas ações e negócios se orientam por valores que incentivam o desenvolvimento sustentável, a atuação integrada e a responsabilidade por resultados, cultivando a prontidão para mudanças e o espírito de empreender, inovar e superar desafios.

Pick-upau/Divulgação

ECOSP 2017 realizado na capital paulista.

Como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência, realizaremos seleções públicas nacionais e regionais no Programa Petrobras Socioambiental. Os processos seletivos serão elaborados com a participação de representantes de diferentes áreas da Petrobras, da sociedade civil e do governo. Quando abertas, as seleções públicas serão amplamente divulgadas no site da Petrobras e em outros meios de comunicação. Fonte: Petrobras
Saiba mais: www.petrobras.com.br


 

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Petrobras/Reprodução

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.