Notícias
 
 
 

Pitangueira é tema de pesquisa na Darwin Society Magazine
Espécie frutífera é apreciada por humanos e aves

02/03/2020 – A Agência Ambiental Pick-upau, através do Projeto Darwin, lança a trigésima quarta edição da publicação científica, Darwin Society Magazine. A revista traz neste exemplar uma pesquisa sobre a pitangueira. O estudo “Germinação de Eugenia uniflora L. em dois substratos e em diferentes ambientes” foi realizado no Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA.

Conhecida como pitangueira, pitanga e pitanga-do-mato a espécie pode atingir até 12 metros, ocorre da Bahia ao Rio Grande do Sul, em praticamente todos os tipos de florestas. Com aspecto ornamental é muito usada no paisagismo. Floresce durante os meses de agosto a novembro e seus frutos amadurecem entre outubro e janeiro. Um kg de sementes contém cerca de 2.350 unidades. Sua germinação é superior a 80%, porém seu desenvolvimento em campo é moderado.

Tem como principal vetor de polinização as abelhas, inclusive a Apis mellifera, conhecida como abelha europeia, mas é visitada por outras espécies nativas. Seus frutos de cor vermelha chegando até ao preto, com polpa carnosa e agridoce atrai visitantes como tiés, saíras, saís e sabiás. Pesquisadores da Pick-upau também registram tucanos-de-bico-verde se alimentando de seus frutos. Além do Brasil, a pitangueira também pode ser encontrada no Uruguai, Argentina, Bolívia e Paraguai.


Reprodução/Pick-upau

Acesse a publicação.



Os beija-flores ocorrem somente no continente americano e sua evolução ocorreu a partir dos Andes, especificamente no Equador. São bastante agressivos, devido à disputa pelos recursos alimentares, principalmente o néctar, carboidrato que fornece a energia necessária para as intensas atividades de voo.

Ao contrário das abelhas que preferem flores com concentrações de até 70% e 80%, os beija-flores tem preferência por flores com néctar diluído, pouco acima de 20%. Este estudo teve como objetivo verificar a riqueza de espécies de beija-flores no mundo e no Brasil e levantar informações sobre seus habitats, status de conservação e características das espécies brasileiras.

Veja a publicação.

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Reprodução

   
 

 

   
Patrocínio  
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2021.