Notícias
 
 
 

Aves migratórias passam mais tempo na Europa, diz estudo
Pesquisa da Universidade de Durham revela que aves estão passando mais tempo no Velho Continente

10/12/2021 – Será que em um futuro próximo as aves migratórias deixarão de realizar suas longas viagens anuais durante o inverno? Um novo estudo da Universidade de Durham diz que diversas espécies migratórias estão ficando até 60 dias a mais no continente europeu e o motivo pode ser as mudanças climáticas.

A pesquisa identificou espécies como rouxinóis, toutinegras e alvéolas. O estudo publicado na revista Global Change Biology analisou dados de ornitólogos na Gâmbia, entre 1964 e 2019 e do The Gibraltar Ornithological and Natural History Society, entre 1991 e 2018, para verificar eventuais mudanças no comportamento das espécies nas migrações.

Pensava-se que as aves programavam a migração com base na duração do dia, mas o estudo sugere que elas também podem estar considerando fatores como a mudança do clima e recursos da vegetação.

“Se as tendências que vimos neste estudo continuarem, podemos ver que, com o tempo, algumas aves não passarão nenhum tempo na África subsaariana e, em vez disso, passarão o ano inteiro dentro da Europa”, disse Kieran Lawrence, principal autor da pesquisa.

Reprodução/Maxpixel

 



"As mudanças nos hábitos migratórios que já estamos vendo podem levar a períodos de reprodução mais longos para essas espécies, bem como efeitos indiretos em outras espécies, tanto aqui no Reino Unido quanto nos destinos tradicionais de migração de inverno", diz o pesquisador.

A pesquisa também diz que pode haver mais competição por alimento na Europa durante o outono e inverno, caso as aves deixem de migrar. Já na África, a ausência das aves pode causar alterações no ecossistema, por conta do consumo de insetos e na dispersão de sementes e polinização.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2021.