Mundo
 
 
 

Polícia Ambiental fecha garimpo e rinha de galos no interior do Estado

04/12/2008 - Operação de fiscalização resultou, ainda, em autuações por pesca ilegal em período de piracema.

O 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, com base na cidade de São José do Rio Preto, realizou de 27 a 30 de novembro último, uma operação na região que, entre outros resultados, levou à desativação de um garimpo de pedras preciosas e uma rinha de galo. Durante a operação foi intensificada a repressão à pesca, por estarmos em período da piracema, quando os peixes se encontram em fase de reprodução.

No total, foram revistados mais de 100 pessoas e 30 veículos, sendo lavrados oito termos circunstanciados e sete autos de infração ambiental, além de 15 boletins de ocorrência ambiental.

Os policiais ambientais surpreenderam os garimpeiros em plena atividade, extraindo diamantes em rio sem licença ambiental. Os policiais apreenderam 34 pepitas, ou “chibius”, como são chamadas as pedras que podem ser diamantes. Foram apreendidas, ainda, roupas de mergulho, embarcações, motores, compressores e oito dragas com motores estacionários a diesel, utilizadas para sugar com grandes mangueiras o cascalho do leito do rio, jogando-o em esteiras para ser peneirado, com a finalidade de localizar pepitas.

Rinha

A rinha foi descoberta na zona rural do Município de Mirassol, interior do Estado, onde se encontravam 20 pessoas em torno de um cercado conhecido popularmente como ‘rebolo’ ou ‘arena’, utilizado para a realização das brigas entre as aves.

No local, foram encontrados 27 galos, além de viveiros, biqueiras de metal, espora artificial, serras, protetores de espora e de bico, canivetes e outros materiais utilizados pelos adeptos dessa prática. Os infratores incorreram em crime contra o meio ambiente previsto no Artigo 32 da Lei 9.605/98, que prevê detenção de três meses a um ano e multa.

Os policiais elaboraram um termo circunstanciado por maus tratos a animais domésticos. As aves foram encaminhadas para a sede do 1° Batalhão de Policia Militar Ambiental, em São José do Rio Preto, onde passaram por perícia técnica e posterior destinação.

Durante a abordagem, o proprietário do local onde aconteciam as brigas de galo teve seu imóvel vistoriado pelos policiais ambientais, sendo encontradas duas armas de fogo carregadas, ambas com a numeração raspada, e dezenas de cartuchos intactos. Por esse motivo, o dono do imóvel foi preso em flagrante por posse de arma de fogo.
Texto: Rene Alves Fotografia: Polícia Ambiental

 
 

Fonte:SMA-SP

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.