Mundo
 
 
 

Ibama finaliza operação Ágata no Mato Grosso do Sul

Campo Grande (08/12/2011) – O Ibama apreendeu nesta semana aproximadamente mil lascas de diversas espécies vegetais em área de litígio na reserva indígena Kadiweu, em Porto Murtinho/MS. As ações de fiscalização na região fazem parte da operação Ágata III, coordenada pelo Comando Militar do Oeste (CMO).

A madeira apreendida, juntamente com um trator de esteira usado na exploração, está sendo retirada da área com apoio do Exército e, após conclusão dos trâmites processuais, deverão ser doados.

Nesta terceira etapa da operação Ágata, iniciada em 21 de novembro na região de fronteira no Mato Grosso do Sul, o Ibama, com apoio do Exército, Marinha e Aeronáutica, apreendeu três tratores, um caminhão, 60 metros de carvão e 10 kg de pescado, além de lavrar três termos de embargo e aplicar mais de R$ 200 mil em multas.

Em setembro deste ano, o Ibama participou da segunda fase da operação, quando foram apreendidos 273,9 m³ de madeira serrada na região fronteiriça do Brasil e países vizinhos, no Mato Grosso do Sul.

Ibama/MS
Foto: Ibama/MS

+ Mais

Ibama apreende uma tonelada de peixe no Amazonas

Manaus (14/12/2011) – Uma tonelada de pescado ilegal (tucunarés, surubins, pacu, pirarara) foi apreendida por fiscais do Ibama no Amazonas durante operação no rio Jauaperi, em Novo Airão (AM), na semana passada. Foram apreendidas quatro embarcações e autuados os responsáveis.

Há três anos, o rio Jauaperi está interditado por ordem judicial para pesca comercial e esportiva. Somente é permitido pegar peixes para fins de subsistência. Antes dessa decisão judicial, vigorou, por cinco anos, um acordo de pesca que autorizava todo tipo de captura de peixes, mas o Ibama não o renovou por causa do descumprimento das regras estabelecidas. Assim, a região voltou a se submeter às normas gerais envolvendo época de defeso, métodos de captura e tamanho mínimo do peixe, válidas para todos os estados.

Desde o fim do acordo de pesca, o Ibama vem realizando operações na região. Entretanto esta é a primeira vez em que se consegue flagrar os pescadores e apreender o produto ilegal. O superintendente do Ibama no Amazonas, Mário Lúcio da Silva Reis, atribuiu o resultado à estratégia de iniciar a operação a partir da BR-174, descendo o rio Jauaperi através da terra indígena Waimiri-Atroari, contando com os índios como guias, até chegar ao ponto em que encontraram as embarcações, próximo à divisa com o rio Negro.

Desta forma, a fiscalização do Ibama conseguiu surpreender as embarcações. “Driblamos a possibilidade de os próprios moradores repassarem aos pescadores informações sobre a operação”, afirmou. Segundo ele, este fator era um dos principais responsáveis pela dificuldade de apreensão de embarcações, aliado ao fato de o rio possuir muitos igarapés, ramais e ilhas, o que permitia aos infratores encontrarem esconderijos e escaparem da fiscalização.

O superintendente também observa que o combate à pesca ilegal no Jauaperi beneficia os índios. Ele assegura não haver pesca dentro da terra indígena, mas os peixes consumidos pelos índios são migratórios e costumam desovar na área onde atuam os pescadores ilegais.
Ascom - Ibama

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.