Mundo
 
 
 

Ibama dá resposta rápida ao aumento do desmatamento no Mato Grosso

Juína (27/12/11) - Como reação imediata aos dados de satélites que apontaram o Mato Grosso como o vice-campeão dos desmatamentos na Amazônia Legal (o Pará figura em primeiro lugar na lista), uma das frentes de trabalho deflagradas pelo Ibama no início deste mês foi a Operação Custódia Juína V/ Guardiões da Amazônia. Agentes Ambientais Federais de Minas Gerais, do Tocantins e do Rio Grande do Norte foram convocados para se integrarem às equipes de Cuiabá, de Juína e de Aripuanã que atuaram durante duas semanas, na região de Colniza e de Juara, extremo noroeste do estado.

Durante esse período, os agentes aplicaram mais de R$ 3,5 milhões de reais em multas e embargaram mais de 700 hectares de áreas desmatadas ilegalmente (correspondente a 700 campos de futebol). Com o começo do período das chuvas na região amazônica, bioma característico do norte do Mato Grosso, choveu na maioria dos dias da operação. Para chegar às áreas e conter o avanço das motosserras, os agentes enfrentaram muito atoleiro nas estradas de chão precárias, num raio de 150 quilômetros a partir do centro de Colniza, e na região de Paranorte e assentamento Vale do Arinos (distritos de Juara). Nos pontos de difícil acesso, foi preciso deixar as viaturas e andar quilômetros a pé para se alcançar os desmates.

De acordo com o chefe da fiscalização do Ibama em Juína, Edilson Paz Fagundes, a região de Colniza sofre grande pressão ambiental, sobretudo relacionada à extração ilegal de madeiras na região conhecida como Três Fronteiras, divisa com os estados do Amazonas e Rondônia. Ele também observa que "a falta de licenciamento e de regularização fundiária dos empreendimentos torna-se outro grande problema para a fiscalização localizar e autuar os infratores". Porém, a persistência dos agentes em identificar os responsáveis pelas derrubadas levou à autuação de muitos infratores. Outras áreas onde não foi encontrado ninguém estão em processo de investigação.

De acordo com o coordenador da operação Custódia Juína V Guardiões da Amazônia em Colniza, Rodrigo Figueiredo Calazans, apesar das dificuldades, o Ibama tem marcado presença contínua nessa região. "Mesmo no fechamento do ano procuramos dar uma resposta rápida à sociedade por deslocar de pronto as equipes para as áreas indicadas pelos sistemas de detecção em tempo real", enfatiza Calazans.
Ibama /MT
Fotos: Kezia Pereira Macedo - Ibama

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.