Mundo
 
 
 

Polícia Ambiental apreende sagüis, araras e papagaios em Itapecerica (SP)

São Paulo/Brasil - A Polícia Militar Ambiental efetuou no dia 29 de janeiro último, por volta das 10 horas, a apreensão de vários animais mantidos em cativeiro, em um imóvel na Estrada Abias da Silva, 2.700, no Bairro Itaquaciara, em Itapecerica da Serra, na região Sul da Grande São Paulo. Nesse local, Maria Tomazia Dias foi autuada por manter espécies da fauna nativa sem a necessária autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

A apreensão decorreu de uma denúncia, o que levou o cabo Godoy e o soldado Roque, da 2ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Ambiental, a se dirigir ao local onde encontram 2 sagüis de tufo branco, 2 araras canindés, 2 papagaios, 1 tucano e 15 jabutis, que foram encaminhados ao Criadouro Conservacionista Toca da Raposa.

Uma outra apreensão de animais foi feita no mesmo dia, às 10,30 horas, pelo sargento Enes e soldado Neves, da 1ª Companhia do 3ª Batalhão da Polícia Ambiental, na Rua Humberto Ataulo, 601, no Bairro Ivoti, em Itanhaém. Também em decorrência de denúncia anônima, os policiais detiveram Fábio Barbosa da Silva que mantinha 1 pixoxó, 1 azulão, que é uma espécie ameaçada de extinção, 1 galo da campina e 3 canários da terra, sem autorização do IBAMA. Foram apreendidos, ainda, cinco gaiolas.

Foi lavrado um boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial de Itanhaém, pelo delegado Luiz Antonio Pereira.

Outras ocorrências

Ainda no dia 29, às 9,30 horas, o sargento Edmundo e os soldados Strombech e Costa, da 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Ambiental, em vistoria na Pizzaria Geniali Ltda., na Avenida Washington Luiz, 1.525, em Sorocaba, localizaram 20 vidros de palmitos em conserva. Ederson Weizenmamn, responsável pelo estabelecimento, não apresentou a nota fiscal do produto.

O cabo Momício e o soldado Alex, da 1ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Ambiental, de Penápolis, em ação de patrulhamento rural, às 10 horas, constatou a realização de terraplanagem no prolongamento da Rua Tietê, nesse município, de responsabilidade da prefeitura local.

A obra, em Área de Proteção Permanente, junto a um lago artificial, ocupava 3.600 m2, promovendo a disposição de entulho em 4.800 m2, para a construção de uma via para pedestre. Os policiais lavraram um auto de advertência com a exigência de suspensão das atividades.

Em Itanhaém, o cabo Fonseca e o soldado Nelsivaldo, da 1ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Ambiental, surpreenderam, por volta das 11,50 horas, Sebastião Augusto, na Rua Dólar, altura do número 81, no Jardim Coronel, em Itanhaém, promovendo ações de degradação de uma área de aproximadamente 25 m2, suprimindo a vegetação existindo, sem a devida autorização ambiental. Foi lavrado um auto de advertência.

No final da tarde do dia 29 de janeiro, por volta das 16 horas, os soldados Daniel, Tavares e Ivanilson, da 1ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Ambiental, autuaram a Prefeitura de Guarujá por desrespeito a embargo, conforme laudo técnico do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN, de 14 de janeiro último.

A ocorrência foi registrada no Distrito Policial do Guarujá, pelo delegado Mário Olimpio Junqueira de Oliveira Filho, que tomou as medidas cabíveis.

 
 

Fonte: Comando de Policiamento Ambiental Estadual de São Paulo

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.