LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPRESAS E CURSO PARA SUINOCULTORES NO RS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Outubro de 2006

Banrisul e órgãos estaduais firmam acordo para agilizar licenciamento ambiental das empresas

05/10/2006 - Até o final do ano, as empresas que solicitarem financiamento de longo prazo no Banrisul terão a assessoria da instituição financeira na organização, condução e acompanhamento dos processos de licenciamento ambiental de seus projetos. Nesse sentido, foi assinado um protocolo de intenções, hoje (05), entre o Banco, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

De acordo com o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, “a nossa participação dará maior velocidade na liberação do licenciamento, favorecendo a criação de uma cultura sócio-ambiental nas empresas e, por conseqüência, preservando e sustentando o nosso meio ambiente”. Para o secretário estadual da Sema, Claudio Dilda, “a adesão do Banrisul é importante, porque agrega qualidade e agiliza a aprovação do projeto dos tomadores de financiamento”. Ele prevê que, daqui a dois ou três anos, será sentido o impacto dessa iniciativa.

Sema oferece curso para suinocultores

02/10/2006 - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) promove, junto com a Emater/RS e prefeitura de Ibirubá, curso para a Gestão Ambiental na Propriedade Suinícola. A atividade ocorre nos dias 10 e 11 de outubro, no auditório da Fundação Ibiribense de Ensino Técnico(Rua Nelsi Ribas Fritsch,111. Bairro Esperança, Ibirubá), e é destinada aos produtores de suínos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do curso. Haverá entrega de certificado aos participantes. O evento faz parte da XIII Semana Interamericana e VI Semana Estadual da Água, que inicia dia 07 de outubro e se estende até o dia 14.

No primeiro dia, o assessor técnico da Sema, Túlio Carvalho, e o diretor executivo do Sindicato das Indústrias Produtoras de Suínos, Rogério Kerber, abordarão o tema “Sustentabilidade na Suinocultura – Políticas Ambientais Públicas e Privadas no Rio Grande do Sul”. Entres os temas a serem tratados ainda estão os aspectos sanitários da suinocultura, controle de roedores e borrachudos, o impacto ambiental da suinocultura, produção de dejetos e manejo da água.

No dia 11, o coordenador do PNMA, Niro Afonso Pieper, falará sobre “Intervenções em Propriedades – A Experiência do PNMA II”. Também haverá palestras sobres os seguintes temas: legislação e licenciamento florestal, critérios técnicos e procedimentos de licenciamento e aptidão de solos para descarte de dejetos e potencial de contaminação de mananciais hídricos por nutrientes. No final, acontecerá uma atividade de campo na propriedade de Reno Bohrz.

O Curso para Gestão Ambiental na Propriedade Suinícola conta com o apoio das Secretarias Estaduais da Saúde e da Agricultura e Abastecimento, Fepam, Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA), Sociedade dos Engenheiros Florestais Autônomos do Rio Grande do Sul (SEFARGS), Sindicato das Indústrias Produtoras de Suínos (SIPS) e Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS).

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.