SEIS NOVOS GUIAS SETORIAIS ESTIMULAM PRODUÇÃO MAIS LIMPA NAS INDÚSTRIAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2006

19/12/2006 - Fruto de parceria da CETESB com o setor produtivo, esta iniciativa reforça o intuito de apoiar o trabalho preventivo que as indústrias paulistas têm realizado, buscando a minimização de resíduos na fonte, evitando ou reduzindo assim o consumo de recursos e a necessidade de tratamento e destinação final desses resíduos”. Com estas palavras, entre outras, o presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, Otávio Okano, ressaltou a importância do lançamento de novos Guias Técnicos Ambientais da Série P+L, no último dia 18, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo FIESP.

O evento de lançamento dos guias, em forma de CDs, contou também com as presenças do diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da agência ambiental paulista, Lineu Bassoi, e do diretor do Departamento de Meio Ambiente da FIESP, Nelson Pereira dos Reis, além de representantes dos sindicatos dos setores envolvidos.

Segundo Nelson Pereira dos Reis, nos dois anos da atual gestão, na Federação das Indústrias, 40% dos eventos que ocorreram envolveram temas ambientais: É uma demonstração do compromisso que a FIESP tem pela causa, promovendo assim a melhoria da performance da indústria .
Já o diretor da CETESB Lineu Bassoi, afirmou que “o conceito de melhoria contínua desses novos guias trazem algumas inovações quanto ao objetivo, metodologia, parceria, detalhamento, e linguagem, acessível a todos os níveis”. Ele anunciou também que, para o próximo ano, novos guias serão lançados, para os setores de papel e celulose, fundição, gráfica e galvanoplastia, além de outros que estão sendo discutidos com a FIESP.

Neste sentido, temos trabalhado, internamente, ainda, visando reconhecer as melhorias ambientais, no processo de renovação das licenças, criando uma nova forma de atingir o objetivo de melhoria da qualidade ambiental, que é a missão da CETESB, recompensando quem faz bem feito e não apenas punir quem inflige a lei, complementou.

E fez questão de finalizar sua participação na abertura do evento, fazendo um agradecimento especial aos funcionários da sua Diretoria, que participaram exaustivamente da preparação e produção dos guias, como Flávio de Miranda Ribeiro, Meron Petro Zajac e Ângela de Campos Machado, gerentes, respectivamente, do Setor de Tecnologias de Produção Mais Limpa, da Divisão de Tecnologias Limpas e Qualidade Laboratorial, e do Departamento de Tecnologias Limpas e Qualidade Laboratorial da CETESB.

Produção mais eficiente e com menor impacto ambiental

O novo conjunto de guias ambientais de Produção Mais Limpa, em forma de CDs, foram voltados aos setores de Produtos Lácteos, Cerâmicas Brancas e de Revestimentos, Tintas e Vernizes, Frigoríficos e Industrialização de Carne (bovino e suíno), Abates (bovino e suíno) e Graxarias.

Esses novos guias dão prosseguimento aos documentos da série Produção Mais Limpa ( P+L), lançados anteriormente, como parte de uma política de gestão institucional das empresas, com tratamento efetivo da questão, contendo orientações teóricas e técnicas, com o objetivo de auxiliar as empresas a se integrarem a esse conceito, visando a uma produção mais eficiente, econômica e com menor impacto ambiental.

Os guias foram estruturados em quatro capítulos, apresentados com suas subdivisões, descrição e respectivos dados econômicos de produção, exportação e faturamento, e a descrição dos processos produtivos. No terceiro e quatro capítulos, o guia descreve os potenciais impactos ambientais gerados pelas emissões de rejeitos da atividade produtiva e mostra alguns exemplos de procedimentos de P+L aplicáveis à produção tais como: uso racional da água com técnicas de economia e reuso; técnicas e equipamentos para e economia de energia elétrica; e utilização de matérias-primas menos tóxicas, entre outras.
Texto: Rosely Martin
Foto: José Jorge

     

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.