Redes Sociais
 
Acesse o Abaixo-assinado
 
 
 

 
 
 
Veja mais fotos
 
 
 
 
Conheça as instituições do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga
 
Um parque com mais de 100 anos
x  
 

Imagine um espaço onde centros de desenvolvimentos econômicos, científicos e tecnológicos convivem em harmonia com opções de educação e lazer, dentro de uma reserva de mata atlântica nativa, com uma área equivalente a 700 campos de futebol. Assim é o PARQUE ESTADUAL DAS FONTES DO IPIRANGA (PEFI), um mundo de atrações a 10km do centro de São Paulo.

O PEFI guarda, também, uma importância histórica, já que abriga as nascentes do Riacho do Ipiranga, que um dia viu D. Pedro I proclamar a Independência do Brasil.

A Fundação Parque Zoológico possui cerca de 3.500 mil animais, com espécies bastante raras. Espécies brasileiras ameaçadas de extinção têm programas especiais de reprodução em cativeiro.

No Zôo Safari, uma trilha corta o parque e permite aos visitantes passarem de carro entre os animais que vivem soltos, em áreas que reproduzem seu ambiente natural.

No Instituto de Botânica, o constante desenvolvimento de pesquisas nessa área e em meio ambiente preenche lacunas do conhecimento e garante o desempenho de políticas públicas para a conservação ambiental.

O Jardim Botânico de São Paulo é um grande laboratório, onde cientistas, estudantes e visitantes podem aprender mais sobre botânica e ecologia, além de passear entre os vários atrativos que convidam as pessoas ao relaxamento e à admiração da natureza.

No Centro de Exposição Imigrantes, um dos maiores centros de negócios, informações, cultura e lazer do Brasil, milhares de pessoas do mundo todo encontram-se em feiras, exposições e eventos sociais.

No Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (USP), o público pode conhecer um pouco mais sobre as ciências da terra e astronomia e participar de programas educacionais, que contribuem para a popularização da ciência e tecnologia.

O Instituto Geológico, da Secretaria do Meio Ambiente é um instituto de pesquisa, com a missão de gerar conhecimentos necessários à implementação e ao desenvolvimento das políticas públicas nas áreas de geociências e meio ambiente.

O Centro de Esporte, Cultura e Lazer conta com um complexo esportivo e oferece um infocentro para acesso gratuito à internet, cursos profissionalizantes, atividades culturais, artísiticas e socioeducativas para toda a comunidade.

Centro de atenção integrada de saúde mental “Dr. David Capistrano da Costa Filho” da Água Funda – CAISM da Água Funda. Esta Unidade de Saúde é subordinada à Secretaria de Estado da Saúde e desde sua criação, na década de 50, passou por várias transformações organizacionais e técnicas, sendo sua última em agosto/2003, sempre objetivando e oferecendo a qualidade no tratamento a pessoas portadoras de transtornos mentais.

Este CAISM presta assistência médico-hospitalar em saúde mental em regime de: Internação Integral (79 leitos), Hospital Dia (40 leitos), Lares Abrigados (34 leitos), e Núcleos de Atenção Continuada (150 usuários).

Além do atendimento de uma equipe multi-profissional, o CAISM oferece atividades em oficinas terapêuticas, objetivando o auto conhecimento do paciente, facilitando as relações sociais e desenvolvendo habilidades que o referendem como cidadão produtivo e social.
Todo o trabalho desenvolvido preconiza a humanização no atendimento ao usuário, objetivando sua reintegração social.

A Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, centro de decisão das políticas paulistas para o setor de agricultura, abriga um importante instituto de pesquisa, o Instituto de Economia Agrícola, além da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo - CODASP, sucessora da CAIC desde 29 de outubro de 1987, onde foi criada com a finalidade de prestar apoio técnico à atividade agrícola do Estado.

Outro importante órgão integra o PEFI: é o recém criado Centro de Logística e Exportação (CELEX) que visa oferecer às empresas paulistas acesso a informações e fomento à atividade exportadora do Estado (Decreto nº 48.604, de abril de 2004).

O PEFI abriga ainda o 97º Distrito da Polícia Militar, 3º BPM e 2ª Cia. de Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, importantes colaboradores na segurança dos usuários e vigilância deste centro de conservação da biodiversidade e patrimônio histórico destinado à pesquisa, cultura, lazer, saúde, centro de negócios, exportação e desenvolvimento nacional.

Reprodução
Mapa das instituições do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

Movimento pela Conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - São Paulo - Brasil - 2012