Redes Sociais
 
Acesse o Abaixo-assinado
 
 
 

 
 
 
Veja mais fotos
 
Movimento ganha
a sua cara
 
 
 
Pick-upau e SOS Mata Atlântica se juntam por UC em SP
 
SOS Mata Atlântica assina manifesto em defesa do PE das Fontes do Ipiranga
x  
 

20/11/2012 – Dirigentes da Agência Ambiental Pick-upau e da SOS Mata Atlântica almoçaram na última sexta-feira no Jardim Botânico de São Paulo para discutir o Projeto de Lei 604/2012, do governo estadual, que pretende desafetar uma imensa área de 400 mil metros quadrados para a ampliação do Centro de Exposição imigrantes e a construção de um complexo com hotéis, casa de shows e grandes áreas de estacionamento.

Divulgação/Pick-upau
Julio Andrade (Pick-upau), Mario Mantovani (SOS Mata Atlântica) e Andrea Nascimento (Pick-upau).

Julio Andrade, diretor executivo do Pick-upau e presidente do Movimento de Defesa do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, Andrea Nascimento, presidente do Pick-upau, Mario Mantovani, diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica e a ambientalista Mariana Gianiaki, discutiram as próximas ações que o movimento fará contra o PL 604/12. O encontro também marcou a entrada da SOS no manifesto.

O movimento tem monitorado de perto as tramitações do projeto de lei na Assembleia Legislativa, onde conta com o apoio de partidos da base de oposição como o PT, PSOL e o PV que neste caso não está alinhado com o Palácio dos Bandeirantes. Contudo, o governo possui maioria na casa, portanto, tem grandes chances de ter êxito na aprovação.

Divulgação/Pick-upau
Mario Mantovani da SOS Mata Atlântica adere ao movimento.

Na próxima semana o movimento deve executar mais uma ação jurídica contra o PL 604/12, que segundo os ambientalistas, não tem embasamento legal suficiente para ser implantado. “O próprio governo sabe que o projeto é frágil, jurídica e politicamente, por isso tem usado desse expediente de colocar urgência na tramitação, querendo evitar audiências públicas, de verdade, não como aquela realizada pela Secretaria de Planejamento”, diz Julio Andrade.

Divulgação/Pick-upau
Andrea Nascimento (Pick-upau) e a ambientalista Mariana Gianiaki.

Na última semana o movimento fez uma ofensiva contra o PL 604/2012, protocolou uma carta de repúdio ao projeto para o governador Geraldo Alckmin, solicitou através de ofício a retirada do pedido de urgência do PL na Assembleia Legislativa, com o objetivo de garantir todas as etapas de discussão da proposta. Protocolou ofício na Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade, da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil; solicitou, via ofício, que o secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas, se manifeste oficialmente sobre o projeto, o que vem evitando desde sua divulgação. Protocolou no Palácio dos Bandeirantes, um oficio solicitando o processo completo na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, visto que até o momento isso não foi possível.

No dia 13 de novembro, durante a reunião ordinária do Conselho de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – CONSEMA, o Pick-upau leu uma nota oficial direcionada aos conselheiros e ao secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, que também preside o conselho. O secretário se mostrou surpreso, constrangido e incomodado com a situação. Era esse o objetivo.

Do Portal Pick-upau

Movimento pela Conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - São Paulo - Brasil - 2012