Redes Sociais
 
Acesse o Abaixo-assinado
 
 
 

 
 
 
Veja mais fotos
 
Movimento ganha
a sua cara
 
 
 
E a Expo 2020 Sr. Governador?
 
São Paulo começa disputa para sediar Expo 2020
x  
 

19/11/2012 - 05h30 - EDUARDO GERAQUE - DE SÃO PAULO - Dois eventos nesta semana em Paris podem praticamente selar a entrada do nome da cidade de São Paulo na lista das grandes e históricas exposições internacionais.

Concorrendo com as cidades de Ayutthaya (Tailândia), Izmir (Turquia), Dubai (Emirados Árabes) e Ekaterinburgo (Rússia), a capital paulista almeja o direito de realizar a Expo 2020, exposição mundial de projetos urbanos.

A feira internacional, que em termos econômicos é quase tão importante quanto a Copa do Mundo ou os Jogos Olímpicos, acontece a cada cinco anos em algum lugar do planeta desde o século 19.

Reprodução
Matéria publicada no jornal Folha de São Paulo.

O tema de São Paulo é "Força da Diversidade, Harmonia para o Crescimento" e pretende estimular projetos de inovação, políticas ambientais e soluções em infraestrutura, entre outros.

Na terça-feira à noite, em coquetel na Embaixada brasileira às margens do Sena (quase em frente ao museu d'Orsay, do outro lado do rio), a candidatura paulistana começa ser exposta à comunidade internacional.

São esperados para o evento o atual e o futuro prefeito, Gilberto Kassab (PSD) e Fernando Haddad (PT), além do governador Geraldo Alckmin (PSDB). O secretário-geral do BIE (entidade internacional que delega aos países o direito de realizar a Expo), Vicente Loscertales, também é aguardado pela delegação brasileira para discursar.

DOSSIÊ

Na quinta-feira pela manhã, pelo horário de Brasília, todas as cinco cidades mostram a sua candidatura a todos os interessados.

A entrega final do dossiê deve ocorrer em dezembro; haverá mais uma apresentação final em meados do ano que vem, antes da eleição, que deve ser daqui a um ano, afirma Alfredo Cotait Neto, secretário de Relações Internacionais da cidade.

Reprodução/Editoria de arte/Folhapress
Matéria publicada no jornal Folha de São Paulo.

Participam da votação 161 países, todos com o mesmo peso. Cotait diz que as chances de vencer são grandes.

São Paulo, se ganhar, será a primeira cidade da América Latina a realizar tal evento, diz. E até mesmo esse ineditismo, segundo o secretário, pode ajudar na votação.

As várias feiras internacionais que ocorreram desde meados do século retrasado, deixaram ícones mundiais como a torre Eiffel (1889) ou o oceanário de Lisboa (1998).

O plano de São Paulo é construir um complexo na região de Pirituba, com centro de exposições, shoppings e hotéis. "Haverá uma torre também, que vai captar a energia do sol e gerar eletricidade para todo o sistema."

Editoria de arte/Folhapress
Da Folha de São Paulo

Movimento pela Conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - São Paulo - Brasil - 2012