Redes Sociais
 
Acesse o Abaixo-assinado
 
 
 

 
 
 
Veja mais fotos
 
Movimento ganha
a sua cara
 
 
 
Audiência Pública discute consequências da venda do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga
 
Nova área inclui espaço ocupado pela Secretaria da Agricultura e pelo atual Centro de Exposições
x  
 

28/11/2012 - 21:07 - Joel Melo - Ed thomas, Alberto José Macedo, Cibele Franzese Neto, Julio Semeghini Neto, Itamar Borges, José Zico Prado, Beto Trícoli, Ulysses Tassimari, Reinaldo Alguz e Ana do Carmo

Em reunião conjunta das comissões de Atividades Econômicas, de Infraestrutura e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e com a coordenação do deputado Beto Trícoli (PV), discutiu-se o PL 604/2012, de autoria do governador, que autoriza a Fazenda a desafetar (o termo desafetar é usado no direito administrativo para denominar o ato pelo qual o Estado torna um bem público apropriável) o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, uma área de 400 mil m2 - que compreende os pavilhões já construídos, e mais a área ocupada pela Secretaria da Agricultura - com o objetivo de construir, através de concessão à iniciativa privada, um empreendimento para sediar as feiras de agronegócio que já são realizadas no lugar. Isso traria novos eventos maiores que, por falta de espaço, estariam sendo realizados em outros Estados e em outros países. O projeto inicial obriga ao futuro concessionário apenas a manutenção e ampliação do espaço das feiras e a construção e ampliação do estacionamento. Numa fase posterior, seriam construídos um hotel e um centro de convenções no local.

Maurício de Souza/ALESP
Audiência Pública.

Ao abrir a reunião, o deputado Zico Prado (PT) explicou o motivo da reunião conjunta como um ato de avaliar melhor o projeto, que foi apresentado à Casa em regime de urgência, sem que os deputados tivessem tempo de se debruçar sobre o assunto. Para explicar melhor o projeto, foram convidados o secretário de Planejamento, Julio Semeghini Neto, o secretário adjunto da Agricultura, Alberto José Macedo Filho, e a secretária adjunta do Planejamento, Cibele Franzese Neto.

Transferência
O primeiro a falar foi o secretário Semeghini, que detalhou o projeto e explicou que a empresa que lá está ganhou a concessão há 20 anos e que essa concessão acaba em 2013. Semeghini falou que o objetivo do governo, há 20 anos, era criar um espaço onde fossem realizadas as exposições que, na época, refletissem o potencial da agricultura brasileira, e que nesses 20 anos a comunidade local acabou se beneficiando da infraestrutura criada na vizinhança. Semeghini falou ainda que o PL 604/2012 pretende desafetar também uma área contígua àquela onde hoje se localiza a Secretaria de Agricultura, que será transferida para o centro de São Paulo, no prédio onde funcionava a Votorantim, deixando-a mais próxima das demais secretarias.

Maurício de Souza/ALESP
Deputados Itamar Borges (PMDB) e Adriano Diogo (PT).

O detalhamento mais minucioso do projeto foi feito pela secretária adjunta, Cibele Franzese Neto, que falou das perspectivas para o espaço e seu entorno com a possível construção de um centro de convenções e de um hotel. As organizações presentes ao evento vaiaram parte da apresentação de Cibele, duvidando da sua declaração de que parte do que o governo arrecadar com a outorga será revertida para melhorias nas comunidades vizinhas.

Impacto ambiental

Em seguida, Beto Tricoli, abriu a palavra para o público presente, e o que se ouviu foi uma série de contestações ao que os representantes do governo disseram, principalmente com relação ao meio ambiente. Representantes de ONGs com preocupações ambientais alertaram para a existência de um projeto de tombamento do parque, de 1995, que, segundo disseram, o governo está ignorando, enquanto outros preocupavam-se com a destruição de uma "zona de amortecimento" da fauna e da flora existente em uma das últimas reservas de mata atlântica. Outros, ainda, tinham como preocupação as nascentes do rio Ipiranga.

Parte do público presente era formado por funcionários da Secretaria da Agricultura que deixaram patente seu descontentamento por não terem sido sequer avisados da iminente mudança de seu local de trabalho. Um dos presentes indagou dos secretários como ficariam as bibliotecas que estão no prédio da Secretaria da Agricultura, as melhorias estruturais que foram feitas pelo governo e, principalmente, a parte de apoio aos funcionários, como creche e restaurante.

Maurício de Souza/ALESP
Audiência Pública.

Semeghini respondeu que todos os problemas citados serão resolvidos, mas a parte mais importante da reunião foi a revolta dos deputados membros das comissões com o que chamaram de desrespeito do governo ao Poder Legislativo ao impingir o regime de urgência a um projeto dessa importância, que teve 20 anos (o tempo que já existe de concessão) para ser apresentado à Assembleia Legislativa, o que foi feito há menos de dois meses.

O deputado Adriano Diogo (PT) conseguiu que Semeghini se comprometesse a receber os funcionários da Secretaria da Agricultura para discutirem os reflexos da aprovação do projeto para os funcionários daquela secretaria.

Foto: Maurício de Souza/ALESP
Da ALESP

Movimento pela Conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - São Paulo - Brasil - 2012