Redes Sociais
 
Acesse o Abaixo-assinado
 
 
 

 
 
 
Veja mais fotos
 
 
 
Secretário-adjunto Rubens Rizek não vai à audiência pública e fala em preservação
 
Durante evento, secretário diz que meta de governo é ampliar camada vegetal do estado, mas não comparece em audiência para discutir privatização de maior parque de São Paulo
x  
 

29/11/2012 – O Secretário de Estado Adjunto do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e Coordenador da Comissão Paulista de Biodiversidade, Rubens Rizek, fala durante evento que governo de São Paulo pretende ampliar a camada florestal e apresenta um cenário muito favorável à preservação da Mata Atlântica, o que contrasta com a realidade.

Reprodução/Youtube
Veja o vídeo com a aresentação do Secretário de Estado Adjunto do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e Coordenador da Comissão Paulista de Biodiversidade, Rubens Rizek.

Segundo informações da própria Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, foi Rubens Rizek, quem assinou a manifestação que ‘autoriza’ a desafetação de uma área com aproximadamente 400 mil metros quadrados do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - PEFI, uma das maiores e mais importantes reservas de mata nativa da capital paulista. É baseada nesta manifestação que a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional tenta desqualificar qualquer argumentação contrária ao projeto de lei 604/2012 que trata da desafetação desta área no PEFI.

Apesar de ter sido convidado oficialmente pela Assembleia Legislativa para participar da audiência pública que tratou do assunto, o secretário de Meio Ambiente Bruno Covas não compareceu e também não enviou nenhum representante da pasta, o que foi duramente criticado pelos deputados e pelo público presente. Durante a reunião o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Francisco Semeghini Neto, tentou justificar a ausência do colega, alegando que ele, Semeghini, seria o responsável por não ter feito o convite à Covas. Em seguida, o secretário foi desmentido pelo deputado Zico Prado, que informou que o convite foi feito oficialmente pela Assembleia. Como o também deputado Julio Semeghini não soubesse do protocolo da casa. Minutos depois, Semeghini foi obrigado a se desmentir.

Reprodução/Youtube
Veja o vídeo com a aresentação do Secretário de Estado Adjunto do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e Coordenador da Comissão Paulista de Biodiversidade, Rubens Rizek.

É no mínimo um contracenso do secretário adjunto falar em ampliação da proteção de florestas quando ao mesmo tempo autoriza a concessão em uma Unidade de Conservação de proteção integral devidamente regulamentada.

O Movimento de Defesa do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga protocolou oficio no dia 08 de novembro, cobrando um posicionamento do secretário Bruno Covas, até o momento não houve resposta.

Veja o vídeo com a declaração do secretário-adjunto

Fotos: Reprodução/Youtube
Da Redação

Movimento pela Conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - São Paulo - Brasil - 2012