Redes Sociais
 
Acesse o Abaixo-assinado
 
 
 

 
 
 
 
Parque Estadual pode sofrer perdas ambientais
 
Secretaria da Agricultura se transformará em hotel, de acordo com o projeto de concessão
x  
 

Um projeto de lei enviado pelo governador Geraldo Alckmin à Assembleia Legislativa prevê a concessão de parte da área do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI) à iniciativa privada. O espaço se localiza entre a Av. Miguel Stéfano e a Rodovia dos Imigrantes, na Água Funda, e abrange uma área total de 5,26 milhões de m². A proposta estipula a ocupação de uma área de 167 mil m².

O intuito, de acordo com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional de SP, é transformar o Centro de Exposição Imigrantes, localizado no PEFI, em um megacomplexo, com centro de convenções, hotel e pavilhão de exposições.

Ambientalistas como Celso Henriques de Paula, Conselheiro Regional do Meio Ambiente, se opõem à medida, alegando possíveis impactos ambientais. “A área em questão sempre foi uma ‘gruta’ com vegetação natural e com várias nascentes. Caso devastem mais a vegetação, a tendência é a água ir embora”.

Reprodução
Deputado Carlos Giannazi preside audiência pública.

Em contrapartida, a pasta de Planejamento assegura que “a ampliação é importante para estimular o turismo de negócios na capital e não vai trazer impacto ambiental significativo”.

O diretor executivo da Pick-upau, Julio Andrade, discorda do governo e acredita que a sociedade tem muito a perder com a medida. “Além de enfrentar poluição sonora e atmosférica com o aumento da circulação de pessoas e automóveis, a população local deixaria de ser atendida pelo Centro de Esporte, Cultura e Lazer, que fica no PEFI, porque ele vai ser removido”, conta.

O gestor desse centro, Roberto Duarte, diz desconhecer a suposta remoção.

Embora o governo afirme não se tratar de medida privatizadora, Júlio acredita que o que está sendo feito é, sim, uma forma de privatização. “E se eles conseguirem aqui, vão fazer mais em outros lugares”, afirma.

Reprodução
Deputado Carlos Giannazi preside audiência pública.

Na próxima segunda-feira, 10, às 19h, haverá uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater a questão.

Do Jornal Logradouro
Foto: Reprodução

Movimento pela Conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - São Paulo - Brasil - 2012