Redes Sociais
 
Acesse o Abaixo-assinado
 
 
 

 
 
 
 
Movimento emite nota sobre matéria da Folha
 
Na reportagem governo do Estado classifica tese dos ambientalistas de “errada e mentirosa”
x  
 

Em dois trechos da reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo, do dia 24/11, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional classifica a tese dos ambientalistas, que compõem o Movimento de Defesa do parque Estadual das Fontes do Ipiranga, como “errada e mentirosa”.

O governo do Estado classificou de "errada e mentirosa" a avaliação de ambientalistas de que o projeto de lei sobre o Parque Estadual Fontes do Ipiranga constitui ameaça à mata atlântica.

"Não há na proposta (...) risco às áreas de proteção ambiental", diz em nota a Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Regional. Ainda segundo a secretaria, o espaço não conserva mais "características ecológicas e ambientais".

Reprodução/Folha de S. Paulo
Leia a matéria completa.

Leia a nota

Prezado secretário Julio Semeghini,

O Movimento de Defesa do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga informa que a tese defendida pelos ambientalistas baseia-se em quatro diretrizes: 1) o SNUC, que através da LEI 9.985, de 18 de julho de 2000, que regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal e institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza; o Plano de Manejo aprovado, no CONSEMA – Conselho Estadual de Meio Ambiente, da Unidade de Conservação; o capítulo VI destinado ao Meio Ambiente da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988; e no próprio processo que deu origem ao Projeto de Lei 604/2012.

O Movimento esclarece ainda que a denúncia encaminhada ao Ministério Público de São Paulo, baseou-se apenas nesses critérios, e informa que o MP acatou a acusação e já instaurou um Inquérito Civil.

Atenciosamente,

Julio Andrade, diretor-executivo da Agência Ambiental Pick-upau e presidente do Movimento de Defesa do parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

Da Redação
Foto: Reprodução/Folha de S. Paulo

Movimento pela Conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - São Paulo - Brasil - 2012