Redes Sociais
 
Acesse o Abaixo-assinado
 
 
 

 
 
 
 
Moradores lutam pelo PEFI
 
Membros no Ministério Público estiveram em audiência pública que o governo tentou esvaziar
x  
 

Deputados estaduais contrários à venda do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI) uniram-se à Agência Ambiental Pick-upau e, na segunda-feira (10), promoveram uma concorrida audiência pública no Plenário José Bonifácio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O governador Geraldo Alckmin, autor da proposta de repassar à iniciativa privada uma área de Mata Atlântica superior a 800 mil metros m², não compareceu à reunião e não mandou representante.

Os protestos de ambientalistas, políticos e moradores do Ipiranga e bairros vizinhos estendem-se desde 17 de outubro, quando Alckmin enviou um comunicado à Alesp, no qual pede votação em caráter de urgência do projeto de lei 604/2012. Ele explica que a Fazenda Pública está autorizada a fazer a desafetação do terreno em que atualmente estão instalados a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Instituto Geológico, o Centro de Esportes, Cultura e Lazer e o 3º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), além do Centro de Exposições Imigrantes.

Reprodução/Jabaquara News

 

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, autora dos estudos preliminares, tenciona transformar um patrimônio da humanidade em um grande espaço para feiras, festas e shows artísticos. É plano do órgão é fazer novos pavilhões no centro de exposições, a fim de ampliar o número de eventos simultâneos, construir um hotel cinco estrelas e um espaçoso centro comercial “Nós não somos contra a concessão, mas sim contra forma como ela vem sendo feita”, pondera a presidente Andrea Nascimento, da ONG Pick-upau. “Existe uma espécie de competição, quando a Secretaria do Planejamento cria um projeto para aumentar o centro de exposições, por entender que ele é pequeno para uma cidade do porte de São Paulo, e porque estaríamos perdendo para o Rio de Janeiro e Buenos Aires”, observa.

Reprodução/Jabaquara News

Na mesa Julio Andrade, diretor-executivo do Pick-upau; Zico Prado, deputado do PT; Carlos Giannazi, deputado do PSOL; Beto Trícoli, deputado do PV e Fernanda Bandeira de Melo, presidente do CONDEPHAAT.

Os deputados presentes deixaram claro que vão convencer suas bancadas e não votar o projeto de lei 604/2012. “Não podemos levar a apreciação um projeto de lei que não especifica o prazo de início das obras e a data em que o empreendimento será entregue”, critica o deputado Beto Trípoli (PV). A mediação foi do deputado Carlos Giannazi (PSOL). “Recomendo ao governo do Estado retirar esse projeto, pois a bancada do PT (Partido dos Trabalhadores) não vai levá-lo à votação”, sugere Zico Prado. “O projeto ainda não entrou na pauta de votação e, se depender de nós, não vai entrar nunca”, preocupa-se o líder do PT. Ele determina que para levar o projeto de lei à votação, o governador Alckmin tem de abrir “um amplo debate com a sociedade, e expor todos os interesses que há por trás disto”.

Do Jabaquara News
Reprodução

Movimento pela Conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - São Paulo - Brasil - 2012