Redes Sociais
 
Acesse o Abaixo-assinado
 
 
 

 
 
 
 
Assembleia aprova projeto para ampliar privatização de parque estadual
 
O texto foi aprovado por 40 votos favoráveis, 3 contrários e 4 abstenções.
x  
 

21/12/2012 - DE SÃO PAULO - Em uma sessão polêmica, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na noite de quinta-feira (20) projeto do governo estadual para renovar e ampliar a concessão à iniciativa privada de parte do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (zona sul da cidade).

A intenção do governo é erguer um centro de convenções, um hotel e um pavilhão no local, para ampliar o Centro de Exposições Imigrantes e atrair mais feiras de negócios a São Paulo. O investimento previsto é de cerca de R$ 320 milhões.

O Parque do Estado, como é conhecido, já tem uma área concedida à iniciativa privada, onde funciona um pavilhão de exposições. A concessão atual vigorou por 20 anos e venceria em março de 2013.

O projeto aprovado ontem renova a concessão por mais 30 anos e aumenta a área concedida dos atuais 213 mil m² para 382 mil m². A área total do parque estadual é de 5,26 milhões de metros quadrados --equivale a três parques Ibirapuera.

A votação levantou polêmica na última sessão do ano na Assembleia. Ambientalistas e moradores da região afirmam que os novos empreendimentos no local devem provocar o aumento na circulação de pessoas e automóveis e, consequentemente, a saturação do bairro, levando problemas como piora do trânsito, desmatamento de mata atlântica, impermeabilização do solo em torno das nascentes do rio Ipiranga e aumento de enchentes.

Folha/Reprodução

 

"Os moradores são prejudicados com essas feiras de eventos. As ruas do bairro são muito estreitas, não comportam. Já somos prejudicados há 20 anos", criticou a presidente da Associação de Moradores e Amigos da Água Funda, Izabel Ramos, que foi ontem para a Assembleia tentar pressionar pela não aprovação do projeto.

Segundo dados da associação, pelo menos 175 mil moradores de bairros vizinhos serão afetados pelas mudanças no local.

Funcionários da Secretaria de Agricultura e Abastecimento também criticaram o projeto. Pela nova lei, a sede do órgão, que está na área da nova concessão, terá que mudar de local.

"O Estado precisa refletir: por que vai trocar aquilo por dinheiro? Amanhã vai querer vender mais", critica o servidor Hélio Cava, representante da Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo.

Folha/Reprodução

 

"Diante da especulação imobiliária que se tem hoje na cidade, esse projeto deveria ter no mínimo um debate com a sociedade moradora do entorno do parque", criticou o deputado José Zico Prado (PT), que votou contra o projeto.

O líder do governo, Samuel Moreira (PSDB), defendeu a proposta do Executivo, afirmando que não haverá danos ao meio ambiente por se tratar se uma área já ocupada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O deputado tucano acrescentou que os recursos pagos pela iniciativa privada serão aplicados na preservação do parque e melhoria das instalações já existentes.

O projeto de lei foi encaminhado à Assembleia pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em outubro. Agora o Estado deve abrir licitação para contratar um novo administrador para a área.

Da Folha de SP
Editoria de Arte/Folhapress

Acesse a lista completa dos votos

Movimento pela Conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - São Paulo - Brasil - 2012