Off Road
Mato Gross
- Goiás - São Paulo
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Durante as expedições,ao Pick-upau percorreu
longos trechos de off-road e durante as viagens aprendemos
um pouco sobre como guiar em estradas recheadas de lama
e pedras. Veja a seguir algumas das lições
que aprendemos: |
Em
estradas de terra:
Estradas boas ou ruins, não importa, a tração
4x4 sempre melhora o desempenho do veículo.
Quando sair do asfalto engate a tração,
com ou sem chuva, desta forma a aderência e
a estabilidade irão melhorar significativamente.
Estrada e chuva:
Andar em estradas de terra já requer habilidade,
quando acompanhado de chuva, a atenção
deve ser redobrada. Nesse caso diminua a velocidade,
pois a aderência dos pneus é muito inferior
à conseguida no asfalto. Com a tração
4x4 engatada, utilize sempre uma marcha reduzida,
avaliando com precisão as subidas e descidas.
Em caso de subidas muito íngremes, pode-se
atenuar a pressão dos pneus para facilitar
no trajeto.
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Chapada
dos Veadeiros, estrada para o sertão. |
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Trafegando sobre pedras:
Ao trafegar sobre pedras, tenha cuidado para não
ter atritos laterais com os pneus, ou seja, tente passar
com os pneus inteiros sobre o obstáculo, utilizando
a tração 4x4 e reduzida engatadas. Pedras
podem causar rasgos nas laterais dos pneus, danificar o
cárter e os diferenciais.
Andando na praia:
Ao dirigir em praias, ande sempre paralelo ao mar e próximo
da água, pois esta região, molhada, é
mais firme que o restante. Tome cuidado também com
os pequenos riachos que costumam cortar as praias, avalie
sua extensão e a profundidade antes de atravessar.
E não se esqueça, a água do mar possui
uma grande quantidade de salitre que é altamente
corrosivo. Após seu passeio, lave o carro imediatamente,
com ênfase na parte inferior do veículo.
Rodando por dunas
e areia fofa:
Identifique a aderência e o tipo de areia, calibre
os pneus com 70% da pressão normal, lembre-se, quanto
mais solta a areia menos aderência existirá.
Avalie a distância a ser vencida, sem forçar
o carro, acelere o suficiente. Caso o trecho seja curto,
utilize a tração 4X4, sem reduzida. Se o trecho
for longo, utilize engate reduzida e vença o obstáculo
com marcha alta (terceira ou quarta), evite trocar de marcha
durante o trajeto. Ao atingir a velocidade e a força
necessária, mantenha o equilíbrio. Evite curvas
fechadas, pois isto aumentará a resistência
ao veículo.
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Atravessando rios e trechos alagados:
Uma travessia considerada fácil pode-se determinar
pela profundidade máxima de 50 cm, ou água
até a metade dos pneus. No entanto, alguns
trechos podem exigir um pouco mais. Se a profundidade
for maior que a citada, utilize a tração
4x4 reduzida, engatando a segunda marcha e acelerando
uniformemente de maneira lenta, nunca troque de marcha
durante a travessia.
Descidas escorregadias:
Antes de qualquer coisa, desça do veículo
e avalie as condições laterais e a extensão
da descida, atente para detalhes como árvores
ou cercas muito próximas da pista. Engate a
tração 4x4, utilizando primeira ou segunda
marcha, dependendo da inclinação e aderência
do trecho a ser vencido. Não se esqueça,
jamais pise nos pedais da embreagem ou freio, se for
necessário, para corrigir a trajetória
acelere levemente.
Atoleiros:
Como em outros obstáculos, faça uma
avaliação do trecho. Leve em consideração
que a lama diminui ainda mais a aderência, estando
sobre os pneus |
Manutenções
são comuns: mecânico solda escapamento
da Blazer que se rompeu após vencer uma erosão.
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a
responsabilidade da manobra. Para amenizar este fator, utilize
pneus corretos, de uso misto ou próprios para off-road,
se não for o caso, coloque os pneus com 20 libras.
Utilize a tração 4x4 e reduzida engatadas,
acelere apenas o suficiente para vencer o percurso, se você
imprimir uma velocidade desnecessária fará
com que o carro patine. Em trechos de lama profunda, movimente
a roda para esquerda e direita, para abrir caminho. Se mesmo,
momentaneamente, o atoleiro vencer, ou seja, o veículo
ficar imóvel com as rodas girando, desça e
avalie a melhor maneira de se livrar do atoleiro.
Vencendo erosões:
Esta é sem dúvida a prova de resistência
da suspensão do veículo, antes de tudo verifique
a extensão e a profundidade da erosão e o
tipo de terreno. É comum sair de um e ficar em outro,
portanto, trafegue sempre que possível, em ângulo
obliquo, colocando uma roda de cada vez sobre a erosão.
Utilize a tração 4x4 reduzida e rode com velocidade
baixa. Lembre-se: jamais coloque as duas rodas do mesmo
eixo ao mesmo tempo sobre uma fenda.
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Fonte:
Manual do Proprietário da GM
Guia Off-road Mitsubishi, editora Empresa das Artes
Revista Expedição Eco Turismo |
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Apoio
Revista Eco Turismo
Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Petar - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira
Parque Estadual Carlos Botelho
Parque do Zizo
Restaurante Maria Maria - São Miguel Arcanjo
Nota
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização
não-governamental sem fins lucrativos de caráter
sócio-ambiental. Não indicamos nem prestamos
nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é
especializado em educação e jornalismo ambiental,
apenas divulgamos esportes de aventura e ecoturismo como
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