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Off Road
Mato Gross - Goiás - São Paulo

 

Durante as expedições,ao Pick-upau percorreu longos trechos de off-road e durante as viagens aprendemos um pouco sobre como guiar em estradas recheadas de lama e pedras. Veja a seguir algumas das lições que aprendemos:

Em estradas de terra:
Estradas boas ou ruins, não importa, a tração 4x4 sempre melhora o desempenho do veículo. Quando sair do asfalto engate a tração, com ou sem chuva, desta forma a aderência e a estabilidade irão melhorar significativamente.

Estrada e chuva:
Andar em estradas de terra já requer habilidade, quando acompanhado de chuva, a atenção deve ser redobrada. Nesse caso diminua a velocidade, pois a aderência dos pneus é muito inferior à conseguida no asfalto. Com a tração 4x4 engatada, utilize sempre uma marcha reduzida, avaliando com precisão as subidas e descidas. Em caso de subidas muito íngremes, pode-se atenuar a pressão dos pneus para facilitar no trajeto.


Chapada dos Veadeiros, estrada para o sertão.


Trafegando sobre pedras:

Ao trafegar sobre pedras, tenha cuidado para não ter atritos laterais com os pneus, ou seja, tente passar com os pneus inteiros sobre o obstáculo, utilizando a tração 4x4 e reduzida engatadas. Pedras podem causar rasgos nas laterais dos pneus, danificar o cárter e os diferenciais.

Andando na praia:
Ao dirigir em praias, ande sempre paralelo ao mar e próximo da água, pois esta região, molhada, é mais firme que o restante. Tome cuidado também com os pequenos riachos que costumam cortar as praias, avalie sua extensão e a profundidade antes de atravessar. E não se esqueça, a água do mar possui uma grande quantidade de salitre que é altamente corrosivo. Após seu passeio, lave o carro imediatamente, com ênfase na parte inferior do veículo.

Rodando por dunas e areia fofa:
Identifique a aderência e o tipo de areia, calibre os pneus com 70% da pressão normal, lembre-se, quanto mais solta a areia menos aderência existirá. Avalie a distância a ser vencida, sem forçar o carro, acelere o suficiente. Caso o trecho seja curto, utilize a tração 4X4, sem reduzida. Se o trecho for longo, utilize engate reduzida e vença o obstáculo com marcha alta (terceira ou quarta), evite trocar de marcha durante o trajeto. Ao atingir a velocidade e a força necessária, mantenha o equilíbrio. Evite curvas fechadas, pois isto aumentará a resistência ao veículo.


Atravessando rios e trechos alagados:

Uma travessia considerada fácil pode-se determinar pela profundidade máxima de 50 cm, ou água até a metade dos pneus. No entanto, alguns trechos podem exigir um pouco mais. Se a profundidade for maior que a citada, utilize a tração 4x4 reduzida, engatando a segunda marcha e acelerando uniformemente de maneira lenta, nunca troque de marcha durante a travessia.

Descidas escorregadias:
Antes de qualquer coisa, desça do veículo e avalie as condições laterais e a extensão da descida, atente para detalhes como árvores ou cercas muito próximas da pista. Engate a tração 4x4, utilizando primeira ou segunda marcha, dependendo da inclinação e aderência do trecho a ser vencido. Não se esqueça, jamais pise nos pedais da embreagem ou freio, se for necessário, para corrigir a trajetória acelere levemente.

Atoleiros:

Como em outros obstáculos, faça uma avaliação do trecho. Leve em consideração que a lama diminui ainda mais a aderência, estando sobre os pneus


Manutenções são comuns: mecânico solda escapamento da Blazer que se rompeu após vencer uma erosão.
a responsabilidade da manobra. Para amenizar este fator, utilize pneus corretos, de uso misto ou próprios para off-road, se não for o caso, coloque os pneus com 20 libras. Utilize a tração 4x4 e reduzida engatadas, acelere apenas o suficiente para vencer o percurso, se você imprimir uma velocidade desnecessária fará com que o carro patine. Em trechos de lama profunda, movimente a roda para esquerda e direita, para abrir caminho. Se mesmo, momentaneamente, o atoleiro vencer, ou seja, o veículo ficar imóvel com as rodas girando, desça e avalie a melhor maneira de se livrar do atoleiro.

Vencendo erosões:
Esta é sem dúvida a prova de resistência da suspensão do veículo, antes de tudo verifique a extensão e a profundidade da erosão e o tipo de terreno. É comum sair de um e ficar em outro, portanto, trafegue sempre que possível, em ângulo obliquo, colocando uma roda de cada vez sobre a erosão. Utilize a tração 4x4 reduzida e rode com velocidade baixa. Lembre-se: jamais coloque as duas rodas do mesmo eixo ao mesmo tempo sobre uma fenda.

Fonte: Manual do Proprietário da GM
Guia Off-road Mitsubishi, editora Empresa das Artes
Revista Expedição Eco Turismo
 
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