Mundo
 
 
 

Trekking
São Thomé das Letras - Minas Gerais

 
Havia uma pedra no caminho, no caminho havia uma pedra, descreve os versos de Carlos Drumonnd de Andrade, o poeta mineiro. É também de Minas Gerais que vem nosso roteiro de trekking. Parte do roteiro “Estrada Real”, São Thomé das Letras, possui boas opções para caminhadas e trilhas. A beleza natural que envolve a pequena e secular cidade é uma das principais atrações da região. São cachoeiras, Cavernas, grutas e diversos mirantes.

Caminhar pela cidade já é um desafio, seu calçamento todo feito em pedra-mineira, matéria-prima abundante na região, proporciona ao visitante acostumado a vias pavimentadas um charme a mais.

Cachoeira do Flávio: água fresca no caminho


E as caminhadas já começam na cidade, pontos turísticos obrigatórios para quem visita São Thomé, como a gruta que leva o nome da cidade, ao lado da igreja Matriz, não vai exigir muito, já os mirantes Pedra da Bruxa, Cruzeiro, Casa da Pirâmide o e Guardião requerem no mínimo entusiasmo do visitante, pois a subida serpenteando as pequenas ruas da periferia é bastante íngreme até chegar à imensa placa de pedra que serve de ponto de partida para conhecer as atrações. Estes lugares são disputadíssimos no pôr-do-sol, a natureza foi generosa com a cidade. É sem dúvida um espetáculo magnífico.

Educação é fundamental

Não tão generosa e magnífica é a atitude de alguns visitantes que insistem em levar bebidas alcoólicas para o topo do mirante e lá deixam os cascos vazios. Não satisfeitos, fazem questão de quebrar as garrafas espalhando cacos de vidro por toda parte, que além de dificultarem muito seu recolhimento ainda podem causar acidentes. Não é por falta de aviso, existem vários avisos do tipo “Preserve a Natureza” ou “Na natureza nada se deixa além de pegadas”, mas parece não adiantar. A equipe de reportagem contou a existência de apenas duas latas de lixo nos três principais mirantes da cidade.

Belas paisagens e muitas trilhas


Um recado para os visitantes: “Tragam seu lixo de volta”, pois é muito mais difícil subir com o recipiente cheio do que descer com o mesmo, vazio.
Fica aí também uma dica para a prefeitura: Instalar novas lixeiras e se possível acondicioná-las com as próprias pedras que são matéria-prima fácil na região, desta forma resolverão dois problemas, o impacto visual e o recolhimento do lixo.

Voltando ao trekking em São Thomé das Letras, vamos agora rumo às cachoeiras da região, são várias, da Eubiose, do Flávio, da Lua, Véu de Noiva entre outras. Nem todas exigem muito esforço dos visitantes, mas são todas belas e merecem ser visitadas.



A paisagem da região também é um convite à caminhada. Com uma vegetação muito peculiar que lembra a caatinga em suas pradarias e a mata atlântica em seus fundos de vale, o visitante terá um cenário fascinante durante os roteiros.


Corredeiras são vistas por várias trilhas


Para aqueles que não são adeptos de bebidas isotônicas pode se satisfazer com as cristalinas e gélidas águas de riachos, corredeiras e cachoeiras.



Quem preferir longas distâncias pode escolher o roteiro de cavernas e grutas. Segundo Edvaldo Paulino de Medeiros da Secretaria Municipal de Turismo, no momento, estão passando por um estudo de impacto ambiental e foram temporariamente interditadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). No entanto, a equipe de reportagem do Pick-upau flagrou vários turistas visitando a gruta de Sobradinho sem acompanhamento de guias e deixando latas vazias de cerveja na saída.

Impacto ambiental

Por falar em impacto ambiental, fique alerta com este conceito ao se embrenhar em trilhas, matas e roteiros ecoturísticos, tenha sempre a companhia de guia ambiental credenciado, jamais fume durante a caminhada, pode parecer absurdo alertar sobre isso, mas a equipe de reportagem flagrou pessoas fumando e pior, jogando as bitucas no chão, não seja preguiçoso nem mal educado e recolha seu lixo, tome cuidado com a vegetação e não se esqueça que aquela mata é o habitat de inúmeras espécies e que sua sobrevivência depende de sua preservação.

Percursos com vários níveis de dificuldade


Se você deseja imortalizar aquele momento mágico de contato com a natureza tire fotos, registre em vídeo, mas jamais piche pedras ou monumentos históricos e naturais, aquele registro que você deixa não é apenas seu nome ou de sua cidade é também a prova da irracionalidade e incapacidade, que além de sujar o que pertence a todos nós também agride nossa bela língua portuguesa.

Saúde e meio ambiente

Cuidados com sua saúde também são muito importantes durante as caminhadas. A escolha do calçado, das roupas, sua alimentação antes, durante a após são fundamentais. Também a hidratação, a postura e o ritmo adotado durante o passeio. Definir seu roteiro e escolher um trajeto que esteja de acordo com seu condicionamento físico é o mais correto, e para isso a assessoria de um guia ambiental é imprescindível.

Escolher um calçado confortável e adequado, vestir roupas leves e proteger-se do sol com bonés, chapéus e protetor solar vão ajudar no seu desempenho, que também será facilitado com hidratação e alimentação correta. Estando atento as estes conceitos básicos o trekking será sem dúvida uma ótima opção de esporte de aventura. A cidade e todo o entorno de São Thomé das Letras garantem a satisfação, a paz e as belas paisagens, ao pé da letra.

Boas caminhadas dentro da cidade*
 

Apoio
Restaurante Alquimista (cozinha artesanal)
Restaurante e Pizzaria Ximama
Pousada Serra Branca


Nota
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter sócio-ambiental. Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos esportes de aventura e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.