Mundo
 
 
 
Angra 3: Notícias
 
TOSHIBA PRETENDE FORNECER EQUIPAMENTO PARA QUARTA USINA NUCLEAR BRASILEIRA
 

8 de Agosto de 2007 - Carolina Pimentel - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O presidente mundial da Toshiba, Atsutoshi Nishida, afirmou hoje (8) que a empresa japonesa tem interesse em fornecer equipamentos para a quarta usina nuclear do Brasil. A Toshiba e a brasileira Semp uniram-se há 30 anos formando a companhia Semp Toshiba, fabricante de eletroeletrônicos.

Em 2006, o grupo japonês comprou, por US$ 5,4 bilhões, uma das maiores produtoras de reatores nucleares, a Westinghouse, filial da estatal inglesa British Nuclear Fuels (BNFL) nos Estados Unidos. A usina Angra 1 utiliza a tecnologia da empresa norte-americana.

“Queríamos que a Westinghouse continuasse [no setor nuclear brasileiro]. Se isso for possível, estaremos gratificados”, afirmou Nishida à Agência Brasil, acrescentando que nenhum acordo foi firmado e que ainda haverá o processo de concorrência.

Nishida reuniu-se na manhã de hoje (8) com o presidente em exercício, José Alencar, no Palácio do Planalto. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, informou ontem (7) que a Eletronuclear está autorizada a iniciar os estudos para definir o local de instalação da quarta usina do país. A autorização foi dada pelo Conselho Nacional de Política Energética.

A nova usina nuclear terá capacidade de produzir cerca de mil megawatts, deverá ser instalada na região Nordeste e tem previsão de entrar em operação entre 2015 e 2020. "É um projeto adicional ao de Angra 3, que entrará em operação em meados de 2013", esclareceu Tolmasquim.

Organizações não-governamentais protestam hoje em frente ao Palácio do Planalto contra a retomada da construção de Angra 3 e o programa nuclear brasileiro.

+ Mais

Tolmasquim diz que Conselho já autorizou Eletronuclear a ver local para construção da quarta usina

7 de Agosto de 2007 - Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, informou hoje (7) que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) já deu autorização para que a Eletronuclear inicie os estudos, a fim de definir o local de instalação da quarta usina do país, com capacidade de produção de cerca de mil megawatts.

A nova usina nuclear deverá ser instalada na região Nordeste e tem previsão de entrar em operação entre 2015 e 2020. "É um projeto adicional ao de Angra 3, que entrará em operação em meados de 2013", esclareceu Tolmasquim, ao lembrar que a construção da quarta usina está prevista no Plano Nacional de Energia.

Durante o encontro Energy Summit 2007, Tolmasquim também defendeu mudanças nos critérios de entrega de energia (despacho) das usinas térmicas para o sistema – o que poderá viabilizar a participação das unidades movidas a gás natural liquefeito (GNL) nos próximos leilões.

O governo, acrescentou, já avalia com o Operador Nacional do Sistema (ONS) a possibilidade de aumentar o prazo para que seja dada a determinação de entrega dessa energia, hoje de apenas 24 horas. A idéia em estudo, explicou, é de aumentar até 60 dias o prazo exigido pelo ONS à usina térmica. "Se o ONS pede com essa antecedência, a Petrobras pode fazer a encomenda", enfatizou.

O objetivo do governo é de que a nova regra já possa ser utilizada no próximo leilão de energia nova, previsto para até o final de setembro, com prazo de entrega para 2012.

Fonte: Agência Brasil
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.