Mundo
 
 
 
Angra 3: Notícias
 
ANGRA 3 DEVE ENTRAR EM FUNCIONAMENTO EM SETE ANOS, DIZ PRESIDENTE DA ELETRONUCLEAR
 

26 de Outubro de 2007 - Flávia Martin - Da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A terceira usina nuclear de Angra dos Reis (RJ) deve entrar em operação em maio de 2014, anunciou o presidente em exercício da Eletronuclear, empresa que opera as duas usinas de Angra, Luis Hiroshi Sakamoto.

A viabilidade ambiental da usina Angra 3 ainda se encontra em análise no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Foram realizadas três audiências públicas sobre o projeto, e a quarta está marcada para 26 de novembro.

Sakamoto participou hoje (26) de uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para discutir o orçamento e o cronograma da construção da usina. A audiência foi convocada pelo deputado estadual Rodrigo Neves (PT), presidente da Comissão Especial da Alerj, que acompanha os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado.

Segundo o parlamentar, o projeto vai gerar cerca de 10 mil postos de trabalho diretos e indiretos na região. Ele também disse que esse será o segundo maior investimento do PAC no Rio.

"O projeto terá impacto na geração de emprego, na dominação e desenvolvimento da tecnologia nuclear, além de ter um papel decisivo na ampliação da matriz energética brasileira", afirmou.

O engenheiro Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha de Energia do Greenpeace, organização não-governamental internacional que milita pelas causas ambientais, disse que a entidade é contra a instalação da usina em Angra dos Reis.

De acordo com Baitelo, a energia nuclear não é a melhor solução para a questão energética brasileira: "Essa energia não é limpa, em primeiro lugar por conta do lixo tóxico, que só se acumula. Há o problema do lugar de destino desse lixo, processo que custa muito dinheiro, enquanto o lixo continua radioativo. Outra questão são as emissões. Apesar de a energia nuclear não emitir carbono ao ser produzida, há muita emissão de carbono durante a construção da usina", afirmou o engenheiro.

Desde 2001, com Angra 1 e 2 em operação, a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), nome do complexo onde ficam as duas instalações existentes, responde pela geração da metade da energia que é consumida no estado.

"Com o funcionamento de Angra 3, podemos dizer que o Rio de Janeiro vai ter sua geração [de energia] equilibrada com o seu consumo", disse Sakamoto, da Eletronuclear.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.