Mundo
 
 
 
Angra 3: Notícias
 
DEPÓSITO PARA RESÍDUOS NUCLEARES DE ANGRA 3 DEVERÁ ENTRAR EM OPERAÇÃO EM 2026
 

5 de Março de 2009 - Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Os resíduos de combustível nuclear que serão gerados pela Usina Nuclear Angra 3, no Rio de Janeiro, só serão armazenados em um depósito de longa duração a partir de 2026. Até lá, eles serão mantidos em piscinas de estocagem que serão construídas próximo à usina, prevista para entrar em operação em novembro de 2014. A informação é do assessor da presidência da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães.

Segundo ele, o projeto para a construção do depósito já está sendo elaborado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e deverá ser entregue no prazo de 180 dias estabelecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Também está sendo estudada a construção do Repositório Nacional de Rejeitos de Baixa e Média Atividades, que deverá entrar em funcionamento em 2018.

Guimarães afirma que o Depósito Intermediário de Longa Duração poderá armazenar, por cerca de 500 anos e com segurança, todos os resíduos nucleares gerados no país. “Assim, as gerações futuras terão a opção de reciclar o material ou encontrar uma solução definitiva para eles”, afirma.

Segundo ele, alguns países já utilizam a reciclagem de resíduos nucleares, mas ela ainda é muito cara. O armazenamento do material deverá ser feito em tubos secos, que seriam dispostos em áreas ao ar livre.

O assessor da Eletronuclear diz que as atividades do canteiro de obras da Usina Angra 3 já foram retomadas, com autorização do Ibama. As demais obras devem ser iniciadas logo após a concessão da licença de construção, que deverá ser emitida na próxima semana.

Na avaliação de Guimarães, a entrada em operação de Angra 3 deverá contribuir para a complementação térmica do sistema elétrico brasileiro, que hoje é feita principalmente por usinas térmicas a carvão e a gás.

Ele também acredita que as gerações atuais estão aceitando melhor o uso da energia nuclear. “As gerações passadas foram marcadas por tragédias como as de Hiroshima e Nagazaki, mas as gerações mais jovens conseguem ver com mais clareza a importância da energia nuclear para a necessidade energética do mundo”, disse.

+ Mais

Ibama libera instalação da Usina Nuclear Angra 3

4 de Março de 2009 - Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, assinou hoje (4) a licença de instalação da Usina Nuclear Angra 3, no Rio de Janeiro. A licença prevê 44 exigências a serem cumpridas pela Eletronuclear, responsável pelo empreendimento.

O início das obras depende ainda da licença de construção da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O cronograma de Angra 3 prevê que a usina entre em operação em 2014.

Entre as condições exigidas pelo Ibama, está a apresentação em 180 dias de um cronograma técnico para construção de depósitos para armazenar os resíduos de combustível nuclear. A licença prévia incluía depósitos definitivos para o lixo nuclear. Mas o presidente do Ibama disse que a solução poderá não ser definitiva, pois existe a possibilidade de reciclagem dos resíduos.

Segundo Messias, a Eletronuclear já apresentou o esboço de como serão os depósitos. Eles seriam construídos na forma de tubos secos, dispostos ao ar livre. Não há previsão de onde serão colocados esses tubos. A licença também incluiu as exigências ambientais e cuidados sócio-econômicos com a população que vive próxima à usina.

Fonte: Agência Brasil
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.