Mundo
 
 
 
Você sabia
Aquecimento global
 

Você sabia...
Que por causa do aquecimento global, muitos habitantes de ilhas de altitudes muito baixas, no Pacífico, tiveram que abandonar suas casas em razão da elevação no nível do mar.

Que o derretimento das geleiras traz graves conseqüências para várias espécies como os ursos polares. Um novo estudo científico demonstra que, pela primeira vez em números significativos, esses mamíferos estão morrendo afogados, porque precisam nadar grandes distâncias até “terra firme”.

Que após a passagem do furacão Katrina pelos Estados Unidos, em 31 de junho de 2005, uma pesquisa do Massachussets Institute Technology (MIT) deu respaldo a consenso científico de que o aquecimento global torna os furacões mais poderosos e destrutivos.

Que as ondas de calor estão cada vez mais fortes em todo o mundo, e segundo os cientistas, serão ainda mais intensas. No verão de 2003, a Europa sofreu uma fortíssima onda de calor e 35 mil pessoas morreram.



Recursos hídricos

Que senão enfrentarmos o desafio do aquecimento global, cerca de 40% da população mundial, poderá enfrentar graves problemas por causa da falta de água potável. Atualmente mais de 1 bilhão de pessoas não possuem acesso a esse recurso.

Que vários países da África e Oriente Médio, além da China, Índia e México já sofrem as conseqüências da escassez de água? Cerca de 97,5% da água, distribuída em mares e oceanos, disponível no planeta é salgada. Apenas 2,5% são de água doce e está disponível em geleiras e aqüíferos (reservatórios subterrâneos). Somente 0,007% do planeta é doce e está disponível na superfície em rios, lagos, riachos etc.

Que a falta de saneamento básico (entenda água suja) é responsável por 1,7 milhão de mortes a cada ano, é como se dez aviões Jumbo caíssem todos os dias e 90% dos “passageiros” fossem crianças.

Que quase 70% de toda água doce consumida é usada na agricultura e um sexto da população, cerca de 1 bilhão de pessoas, já sofre com a ameaça de secas e desertificação. O desvio de rios, como solução de irrigação e combate à seca traz sérios prejuízos para as pessoas e para todo o meio ambiente.



Lixo

Que só nos Estados Unidos, cerca de 10 bilhões de fraldas descartáveis são usadas todos os anos. Estima-se que quase 4% do resíduo sólido municipal norte-americano sejam de fraldas descartáveis e gere um custo anual de 100 milhões de dólares.

Que uma vaca produz cerca de 378 litros de gás metano por dia e que esse gás responde por 12% do aquecimento global. Somados aos aterros sanitários, resíduos de animais, água de esgoto pode se chegar a 27,6% de todo metano despejado na atmosfera.

Que mais de 240 milhões de pneus, só nos Estados Unidos, são descartados todos os anos e apenas 7% desse total é reciclado, outros 11% são incinerados e 5% exportados. O restante, 77% são descartados em aterros sanitários. Estima-se que mais de 2 bilhões de pneus estejam acumulados em montanhas por todo o país. Outros países, como o Brasil, China e Índia também sofrem com esse problema.

Que segundo o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Município de São Paulo (2003/2005), organizado de acordo com as regras do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, a maior cidade da América Latina, emite cerca de 15.738.241 toneladas de CO2 (dióxido de carbono) por ano e a segunda maior fonte responsável por essa produção são os resíduos sólidos.

Poluição e falta de saneamento básico; desmatamento, queimadas e avanço desordenado e predatório de culturas agrícolas e da pecuária; desertificação, escassez de água e o aquecimento global, são apenas alguns indicativos de que o Planeta Terra precisa de nossa ajuda.



Campanha encerrada

 
Bibliografia
 

Uma Verdade Inconveniente, O que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global - Al Gore - Editora Manole - 2006.

O Atlas da Água, Mapeamento completo do recurso
mais precioso do planeta - Robin Clarke
e Janet King – PubliFolha - 2005.

Dicionário de Ciência Ambiental, Um guia de A a Z - H. Steven
Dashefsky - Editora Gaia - 2003.

Guia Ecológico Doméstico - Maurício
Waldman e Dan Schneider - Editora Contexto - 2004.

Dicionário Enciclopédico de Ecologia e
Turismo - Américo Pellegrini Filho - Editora Manole - 2000.

O Ecologismo dos Pobres - Joan
Martinez Alier - Editora Contexto - 2007.

Os Riscos, o homem como agressor
e vítima do meio ambiente - Yvette Veyret - Editora Contexto - 2007.

Projeto Outono - Folhas do Conhecimento, Pick-upau.



Jornal Folha de São Paulo



Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo



Nasa (agência espacial americana)



Organização Mundial da Saúde



UNEP - United Nations Environment Programme



Cetesb - Companhia de Tecnologia de
Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo



Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo



IPCC Painel Intergovernamental
sobre Mudanças Climáticas



Sabesp - Companhia de Saneamento
Básico do Estado de São Paulo

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.