Pick-upau online
 
Centro de Estudos e Conservação da Flora#
 
Herbário
 
Herbário é o nome utilizado para designar uma coleção de plantas ou de fungos. Os estudos realizados no herbário sobre morfologia, taxonomia e biogeografia geram conhecimentos científicos sobre a flora ou micota de uma região, país ou continente.

Os herbários de todos os países são registrados no Index Herbariorum, sob coordenação do Jardim Botânico de Nova York. Este registro deve ser solicitado pelo curador, e a solicitação é totalmente on line. Para o registro alguns requisitos devem ser verificados como o vínculo do herbário à uma instituição, deve conter o mínimo de 5.000 exsicatas e a coleção deve ser acessível à cientistas, estudantes e comunidade em geral. Os herbários brasileiros com registro no Index Herbariorum podem ser consultados na página da Sociedade Botânica do Brasil.

Pick-upau/CECFLORA/Divulgação

Herbário mantém coleções científicas.

O primeiro passo para obter amostras de plantas são nas expedições a campo, nelas o material é coletado, preferencialmente com flores e frutos, para facilitar a identificação. As plantas são prensadas e no herbário são secas em estufa, após a completa desidratação, as plantas são costuradas em cartolina de herbário, recebem carimbo do herbário com as informações de sua identificação. A exsicata além de apresentar qualidade estética, deve conter o máximo de características diagnósticas e ter longa durabilidade. Após todas estas etapas, as exsicatas são incorporadas ao acervo.

O herbário tem muitas finalidades, além de documentar a diversidade de plantas e de fungos, apresenta também a importância na capacitação de taxonomistas, fornecem dados para pesquisas científicas e para a formulação de políticas públicas voltadas a preservação e conservação.

O Herbário do Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA foi financiado pelo Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima – FNMC, pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA, ambos do Ministério do Meio Ambiente; pela Agência Ambiental Pick-upau e teve patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, do Banco Itaú-Unibanco, através do Programa Ecomudança e da República Federal da Alemanha.

Da Redação