Pick-upau online
 
Centro de Estudos e Conservação da Flora#
 
Horta Orgânica Experimental
 
A Horta Orgânica Experimental é um espaço destinado à produção de hortaliças de qualidade visando suprir a demanda de uma alimentação balanceada e saudável, para alcançar este propósito, todas as condições devem ser asseguradas, como por exemplo, o substrato que deve proporcionar boas condições de crescimento e desenvolvimento das mudas, como aeração, boa drenagem e disponibilidade de nutrientes.

Na horta podem ser plantados diferentes tipos de hortaliças como raízes: cenoura, rabanete e batata doce, bulbos: alho, cebola e beterraba, folhas: alface, almeirão, chicória, couve, espinafre e repolho, frutos: berinjela, tomate, pepino, pimentão e quiabo, flores: couve-flor e brócolis, e ervas: hortelã, manjericão, alecrim, orégano, cebolinha, salsa e coentro. Algumas podem ser semeadas durante o ano todo, enquanto outras somente em determinados meses do ano.

Na horta além do cultivo com o propósito de se obter uma alimentação saudável, também é um espaço destinado à implantação de pesquisas sobre o substrato mais adequado para o crescimento das hortaliças, avaliação da melhor época de plantio e demais pesquisas visando subsidiar agricultores através da divulgação dos resultados avaliados.

A Horta Orgânica Experimental do Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA tem como objetivo realizar experimentos com estas espécies para fomentar técnicas mais eficazes e com menor custo para proprietários rurais, culturas de subsistência e hortas urbanas, além de analisar o comportamento da avifauna sobre essas culturas.

A Horta Orgânica Experimental foi financiada pelo Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima – FNMC, do Ministério do Meio Ambiente e pela Agência Ambiental Pick-upau e teve patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Pick-upau/CECFLORA/Divulgação

CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora

Da Redação