Pick-upau online
 
Centro de Estudos e Conservação da Flora#
 
Insetário
 
O surgimento das primeiras plantas terrestres há aproximadamente 425 milhões de anos propiciou também o aparecimento dos insetos há cerca de 430 milhões de anos.

Os fatores que contribuíram para o sucesso das interações entre plantas e insetos foram seu pequeno tamanho, o seu rápido ciclo reprodutivo e a capacidade que estes animais têm de voarem, contribuindo para a localização das plantas como alimento.

Pick-upau/Divulgação

A polinização é uma interação extremamente importante para a fecundação da planta e para a produção de frutos e sementes. Moscas, besouros, vespas e mariposas foram essenciais para a polinização das primeiras angiospermas.

Os insetos fornecem inúmeros benefícios, como na produção de muitas lavouras na agricultura, fornecimento de mel, cera de abelha e seda, além disto, servem de alimento para muitas aves, peixes e outros animais, controlam populações de animais e plantas considerados nocivos.

Na Entomologia Forense, mais especificamente na Entomologia Médico-Legal, os insetos são estudados durante as investigações criminais, estes insetos geralmente vivem em contato com restos humanos ou animais em decomposição. A identificação correta de um espécime de inseto é crucial para essas investigações criminais.

Neste sentido, ter uma coleção entomológica é muito importante, as informações permitem o desenvolvimento de pesquisas científicas em ecologia, biogeografia e conservação, controle de pragas e saúde humana, além de proporcionar conhecimento para a sociedade.

O Insetário do Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA foi financiado pelo Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima – FNMC do Ministério do Meio Ambiente; pela Agência Ambiental Pick-upau e teve patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Da Redação