Centro de Estudos e Conservação da Flora#
 
Laboratório
 

No Laboratório do Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA são realizados os tratamentos germinativos das sementes, cuja dormência precisa ser superada, por meio da utilização de água quente ou fria, abrasão com lima ou através de ácidos sulfúrico, giberélico ou clorídrico. Também são realizadas pesquisas sobre qual a técnica mais adequada para a superação da dormência em espécies, cuja informação não consta em literatura.

As amostras de plantas coletadas durante as expedições científicas são processadas, passando por prensagem, desidratação e costura para a confecção das exsicatas, que posteriormente são encaminhadas para a coleção do Herbário, assim como os fungos que após passarem pelo processo de desidratação são encaminhados para a Seção de Micologia.

Pick-upau/CECFLORA/Divulgação

CECFLORA possui laboratório para pesquisas com fauna e flora.

O laboratório também atua como local de armazenamento temporário das sementes utilizadas para a produção florestal.

Além das atividades citadas, são realizados no laboratório, procedimentos de taxidermia em aves, visando promover o conhecimento e a conservação destas espécies através de coleções científicas. Processos de conservação para as coleções do Insetário e da Xiloteca.

O Laboratório foi financiado pelo Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima – FNMC, do Ministério do Meio Ambiente; pela Agência Ambiental Pick-upau e teve patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Da Redação

 
 
 
 
     
 

Nas Redes

Agência Ambiental Pick-upau
Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental