Mundo
 
 
 
 
Recursos Hídricos
Águas Urbanas

A água é bombeada de uma fonte local, depois tratada, utilizada para consumo e retornado a a origem (rios, lagos, represas etc) para novamente ser bombeada e reutilizada. Mas a água que é devolvida raramente tem as mesmas qualidades que a água receptora (ou a água original, como foi extraída da natureza). Motivo pelo qual, dissemos que ela é imperfeita. Encontra-se nela, não mais os sais e todos os minérios, encontramos agora resíduos de poluição.

Quando as cidades se desenvolvem muito rapidamente, sem um plano ambiental, os próprios moradores serão os penitenciados.

Uma das consequências do crescimento urbano foi o acréscimo da poluição doméstica e industrial, criando condições ambientais inadequadas e propiciando o desenvolvimento de doenças, poluição do ar e sonora, aumento da temperatura, contaminação da água subterrânea, entre outros problemas.
À medida que a cidade se urbaniza, geralmente ocorrem os seguintes impactos:

- Aumento das vazões máximas;
- Aumento da produção de sedimentos devido à desproteção das superfícies e à produção de resíduos sólidos (lixo);
- Deterioração da qualidade da água, devido à lavagem das ruas, ao transporte de material sólido e a ligações clandestinas de esgoto cloacal e pluvial.

Isso sem contar com a infra-estrutura desorganizada, como: pontes, taludes que obstruem os escoamentos, redução da secção do escoamento de aterros, deposição e obstrução de rios, canais e condutos de lixos e sedimentos, projetos e obras de drenagem inadequada.

Podendo ser classificada como: estruturais, quando o homem modifica o rio: obras hidráulicas, como barragens, diques e canalização; e em não estruturais, quando o homem convive com o rio: zoneamento de áreas de inundação, sistema de alerta ligado à defesa civil e seguro.

Alterações Hidrológicas e Ecossistema Aquático:
Como vimos, a urbanização e o seu crescimento alteram grande parte do ciclo natural como: a cobertura da bacia é alterada para pavimentos impermeáveis e são introduzidos condutos para escoamento pluvial, gerando as seguintes alterações no referido ciclo:

- Redução da infiltração do solo;
- Aumento do escoamento superficial;
- Redução do escoamento subterrâneo;
- Redução da evapotranspiração.

Introduzidos na cadeia hidrográfica:

- Aumento da temperatura: as superfícies impermeáveis absorvem parte da energia solar, aumentando a temperatura ambiente e produzindo ilhas de calor na parte central das cidades, onde predomina o concreto e o asfalto, que, devido à sua cor, absorve mais energia solar do que as superfícies naturais e o concreto. À medida que sua superfície envelhece, tende a escurecer e a aumentar a absorção de radiação solar;

- Aumento de sedimentos e material sólido: é extremamente significativo devido aos fatores: limpeza de terrenos para novos loteamentos, construção de ruas, avenidas e rodovias, entre outras causas.

Contaminação de aqüíferos:

- Os aterros sanitários contaminam as águas subterrâneas pelo processo natural de precipitação e infiltração;

- Grande parte das cidades brasileiras utiliza fossas sépticas como destino final do esgoto. Este conjunto tende a contaminar uma parte superior do aqüífero;

- A rede de condutos pluviais pode contaminar o solo através de perdas de volume no seu transporte e até por entupimento de trechos da rede, que pressionam a água contaminada para fora do sistema de condutos.

Mananciais

São fontes disponíveis de água determinados pelas condições locais, com os quais a população pode ser abastecida. Deve possuir quantidade e qualidade de água adequada ao uso. A tendência do desenvolvimento urbano é contaminar a rede de escoamento superficial com despejo de esgotos cloacais e pluviais.

Os principais mananciais são:
- Águas superficiais: são encontradas na rede de rios da bacia hidrográfica onde a população se desenvolve;
- Águas subterrâneas: são a maior reserva de água doce do globo. Os aqüíferos, onde ficam os reservatórios, podem ser confinados (com pressão superior à atmosférica) ou não (a água não está sob pressão);

Poluição:
Das águas subterrâneas:

- O uso da fossa séptica contamina o lençol freático;
- O lixo contamina o aqüífero pela lixiviação dos períodos chuvosos;
- O vazamento da rede de esgotos cloacais e pluviais contamina o aqüífero com o despejo dos poluentes;
- O uso de pesticidas e fertilizantes na agricultura;
- Despejo de resíduos de cargas industriais sobre áreas de recarga, para depuração de efluentes desse tipo, tende a contaminar águas subterrâneas.

Das Águas superficiais:
- Despejos de poluentes dos esgotos cloacais domésticos ou industriais;
- Despejos de esgotos pluviais agregados com lixo urbano;
- Escoamento superficial que drena áreas agrícolas tratadas com pesticidas ou outros compostos.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Ministério do Meio Ambiente
ANA – Agência Nacional de Águas
Ao imprimir documentos pela internet ou de seu computador
procure utilizar os dois lados da folha de papel. Quando você economiza
papel evita que outras árvores sejam derrubadas. Quando for possível use papel reciclado.
Pick-upau – 2009 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.