Mundo
 
 
 
 
Água
Usando bem, ninguém fica sem


No banheiro

Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.
Não tome banhos demorados. Cinco minutos no chuveiro são suficientes.
Descarga gasta muita água. Não acione à toa. Nunca use o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro e mantenha a válvula de descarga sempre regulada.
Vazamento? Conserte o quanto antes.
   

No jardim, no quintal, na calçada


Lave o carro somente com um balde e um pano, nunca com mangueira.
Não use a mangueira para “varrer” a calçada. Use uma vassoura. Faz o mesmo efeito e economiza água. Não regue as plantas com mangueira. Use um balde ou regador. Regue as plantas no início da manhã ou à noite.

   
Na lavanderia

Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez. No tanque deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Depois aproveite a água para lavar o quintal. Só ligue a lavadora de roupa quando estiver cheia.
   

Verifique os vazamentos


Pinga-pinga de torneira desperdiça muita água. Troque o “courinho”. Jogue cinzas no fundo do vazo sanitário, se houver movimentação é porque há vazamentos.
   
Na cozinha

Antes de lavar pratos e panelas, limpe restos de comida. Uma boa dica é colocar água até a metade da pia com detergente e deixar a louça de molho. Ensaboe. Depois, encha a pia de novo com água limpa e enxágüe de uma só vez. Só ligue a máquina de lavar louça quando estiver cheia.
   

A água no planeta

A ameaça de escassez dos recursos hídricos coloca a questão do uso da gestão das águas no centro das preocupações e disputas em todo o mundo. Embora o planeta ainda disponha de recursos para saciar a sede dos seres vivos, mas de 1 bilhão de pessoas continuam sem acesso a água potável e outros 2,4 bilhões não dispõe de serviço de purificação. Portanto, tal qual a fome, a falta de água ameaça o futuro da Terra trazendo à tona a reflexão inadiável sobre ações, que possam combinar desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação do meio ambiente.

O 3º Fórum Mundial da Água, realizado em março de 2006 na cidade de Kyoto, no Japão, lembrou ao mundo de que as reservas serão reduzidas em um terço nos próximos 20 anos. O consumo de água para atividades humanas aumenta em proporção de saneamento básico, os desmatamentos, o uso indiscriminado de agrotóxicos, a mineração e a ocupação desordenada do solo.

Você sabia?

A falta de água potável e de saneamento básico é a causa de 80% das doenças e 65% das internações hospitalares no Brasil, o que implica em gastos de US$ 2,5 bilhões anuais, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Todo indivíduo perde em um dia cerca de 800 ml de água pela transpiração, além de 1,5 à 3 litros pela urina, 0,5 litro na respiração e ainda 200 ml que dão consistência pastosa às fezes.

70% do corpo humano é formado por água.

98% do cérebro humano é formado por água.

Para produzir energia elétrica de um banho de 15 minutos necessita-se de 8.800 litros de água. Em função de tubulações antigas, vazamentos, desvios clandestinos e tecnologias obsoletas, cerca de 40% a 60% da água tratada pela maioria dos serviços estaduais de abastecimento, é perdida em média no percurso entre captação e os domicílios.

70% da superfície terrestre é ocupada por água e 30% de terra, dessa água 97,5% é salgada, 2,5% referem-se à água doce, destes 70% referem-se às geleiras e águas subterrâneas e apenas 1% disponível para o abastecimento.

Você sabia?

- Lixo jogado no chão, suja nossos rios, contamina a água e traz doenças.
- Esgotos e produtos químicos contaminam nossos mananciais e podem eliminar muitas espécies da flora, da fauna e vidas aquáticas.
- Água ou alimentos contaminados podem transmitir doenças: como leptospirose, cólera e hepatite.
- A caixa d’água deve estar sempre limpa e bem fechada, evitando a sua contaminação, principalmente, por ratos e o mosquito da dengue.

 

Fonte: Comando da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo
Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (www.sabesp.com.br)
Governo do Estado de São Paulo (www.saopaulo.sp.gov.br)
Imagens: Sabesp/CPAmb
Agência Ambiental Pick-upau – São Paulo – Brasil – 2006

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.