Mundo
 
 
 
 
Guia de Boas Práticas
Não deixe um rastro de destruição nas praias
   
 

O LIXO

Se todo mundo cuidasse do seu próprio lixo, o meio ambiente e as pessoas seriam poupados de diversos problemas. Por exemplo: quando um passageiro ou motorista de um carro joga uma ponta de cigarro acesa na estrada, ele eventualmente pode causar um incêndio. Quando ele joga um papel, além de sujeira pode causar um acidente.

Mas quando guarda seu lixo em um saquinho dentro do carro, para depois jogá-lo numa lixeira, ele está contribuindo para a conservação do meio ambiente e, consequentemente, para a preservação da sua própria vida. Simples, não é mesmo?

Então, já que você concorda, aproveite para ficar por dentro de outros danos que o lixo pode acarretar:
· lixo disposto de forma inadequada polui a água e o solo
· barata, ratos e outros transmissores de doenças contagiosas costumam se proliferar nesse hábitat
· água e solo poluídos causam doenças de pele e outras infecções
· lixo na areia contamina, suja e pode até ferir alguém
· linhas e redes de pesca abandonadas podem causar acidentes com mergulhadores, ocasionando lesões graves e até mesmo a morte
· animais marinhos podem ficar feridos e morrer sufocados em meio ao lixo
· sacos plásticos no mar são facilmente confundidos com águas-vivas (a comida predileta das tartarugas) e sua ingestão leva à morte
· restos de combustível lançados ao mar por embarcações, além de poluir a água, matam a fauna e prejudicam a pesca
· lixo no litoral deixa as praias com um aspecto desagradável, prejudicando o turismo e a economia da região.

Como você pode observar, lixo é nocivo. E cerca de metade do lixo que produzimos diariamente não se decompõe na natureza. Produtos industrializados duram meses e até anos quando simplesmente expostos à ação do tempo. Outros materiais permanecem indefinidamente no ambiente.

Veja só a durabilidade de alguns produtos:
- papel: 3 meses a vários anos
- madeira: 6 meses
- matéria orgânica (restos de comida etc.):2 a 12 meses
- cigarro: 1 a 2 anos
- chiclete: 5 anos
- latas de aço: 10 anos
- embalagem longa vida: mais de 100 anos
- plásticos: mais de 100 anos
- pneus: mais de 100 anos
- latas de alumínio: mais de 1.000 anos
- vidro: mais de 10.000 anos

E, agora, aprenda o que você pode fazer para evitar a acumulação de lixo e contribuir com o litoral limpo:

· coloque sempre o lixo na lixeira, seja em casa, na praia ou na rua.
· quando estiver na praia, recolha suas latas, papéis de sorvete, embalagens de sanduíche, pontas de cigarro e jogue na lixeira mais próxima.
· em barcos ou em ilhas, embale o lixo e leve-o para as lixeiras no continente.
· nunca jogue lixo no mar.
· todo cuidado é pouco para evitar derramamento de combustível ao abastecer uma embarcação.
· ao pescar, junte restos de peixes, pedaços de linhas e de redes, embale e coloque na lixeira.

A operação litoral vivo, praia limpa estará o tempo todo nas praias, distribuindo os novos saquinhos. Além de ajudarem as pessoas a tomarem conta do seu próprio lixo, eles não agridem a natureza, pois sua decomposição é mais fácil.
Mas você não deve esperar que alguém lhe entregue um saquinho. Em primeiro lugar, quando tiver algo que não queira mais, vá até uma lixeira. Em segundo lugar, leve para a praia o seu próprio saquinho, não esquecendo nunca de tentar reaproveitá-lo no dia seguinte.

Quem já ouviu falar em reciclagem?

Hoje em dia, todo mundo. Reciclar significa evitar o desperdício, reutilizando-se materiais. E reciclando nós estamos economizando energia e matérias-primas, causando menos poluição no ar, na água e no solo. Estamos ainda melhorando a limpeza da cidade. Material reciclado gera renda e empregos, propiciando a conservação da natureza de uma forma correta.
E o melhor de tudo é que reciclar não requer prática, nem tampouco habilidade. Quer ver?

Materiais que devem ser separados para reciclagem:

· metal: latas de alumínio, panelas, latas de aço, geladeiras, fios, fogões, cadeiras de praia, utensílios de ferro, arames, pregos, tampas, etc.
· papel: jornais, revistas, papelão, cadernos, caixas, papel de computador, cartões, cartolina, catálogos, envelopes, embalagens de ovos, formulários, embalagens longa vida, etc.
· plástico: plásticos duros e flexíveis, sacos de leite, embalagens de refrigerante, de detergente, de xampu, de margarina, etc.
· vidro: potes, frascos, garrafas, cacos de vidro, etc.

Materiais que não devem ser separados para reciclagem:

· retalhos, isopor, papéis sujos, lâmpadas, pilhas, espuma, papel carbono e estêncil, papel plastificado, cacos de vidro refratário, pedaços de porcelana, remédios, seringas e agulhas.

Para reciclar:
· se estiver em praia onde existam lixeiras de coleta seletiva, jogue cada tipo de lixo em seu devido lugar.
· em casa, tenha duas lixeiras, uma para materiais recicláveis, outra para restos, e depois é só dar a destinação adequada para o conteúdo de cada uma delas.
· roupas, calçados e vários objetos usados podem ser doados ou vendidos para outras pessoas. Pense antes de jogar fora suas coisas velhas.

OS ANIMAIS

Antes de viajar, lembre-se que você deve deixar sempre seu animal de estimação em casa. Encare isto como uma prática necessária. Desta forma, você acabará contribuindo para evitar que parasitas naturais que vivem nesses animais contaminem a areia e a água do mar. Esta é uma ótima forma de prevenção contra vários tipos de doenças transmitidas por microorganismos nocivos, como a toxicoplasmose, sarna, bicho geográfico, raiva, nódulos no pulmão, micoses que provocam graves lesões na pele, provocando coceira, e sendo de difícil tratamento. Caso você note que existem animais na praia, tome cuidado com os pés, pernas e mãos, as áreas mais afetadas quando em contato com a areia e água contaminadas. Um cuidado especial deve ser tomado com as crianças, para que elas não coloquem na boca nem água, nem areia.

Evitando levar seu cão à praia, você também estará zelando pela saúde de seu animal, que pode sofrer pelo excesso de calor, ingestão de substâncias nocivas, como restos de peixes e crustáceos, areia ou água salgada e evitando que ele pegue alguma doença. Além disso, fezes na areia deixam a praia com um péssimo aspecto.
Os riscos que animais na praia oferecem não param por aí. Um cachorro solto pode atacar e ferir adultos e crianças. Por isso, mesmo quando for passear com ele pelas ruas, não deixe de levá-lo devidamente preso (coleira e guia), evitando assim acidentes graves.
Não esqueça: quem leva seu cão à praia está indo contra as autoridades sanitárias e médicos veterinários de um modo geral.


O SOL


Com a diminuição da camada de ozônio, devemos ficar mais atentos à incidência dos raios ultravioletas que, em excesso, causam queimaduras, envelhecimento precoce, câncer de pele e catarata. Isso, principalmente no verão, quando a maioria das pessoas não toma os devidos cuidados com a pele e com os olhos.
É nessa época do ano, que os raios atingem a Terra com maior intensidade, mesmo em dias nublados e de temperatura mais baixa. Por isso devemos tomar muito cuidado, até mesmo na sombra.

A areia, o concreto e a água funcionam como espelhos, refletindo os raios ultravioletas, que podem causar queimaduras.

Cuidado maior ainda deve se ter com as crianças, pois os efeitos de uma exposição prolongada e sem proteção, aumentam a probabilidade de câncer de pele no futuro. Use protetor solar (UV-A, UV-B) fator 15 ou mais, por todo o corpo, 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplique de duas em duas horas, ou após os banhos de mar ou piscina. Quanto mais clara for a pele, mais alto o fator a ser usado. E atenção: pessoas de pele escura e negras também são alvo dos raios nocivos. Portanto, todo mundo tem que usar protetor solar.

Também não esqueça de proteger a cabeça e os olhos, usar chapéu ou boné e óculos de sol com lentes que realmente bloqueiem os raios ultravioletas.

Tome sol, mas evite o período das 10 às 16 horas, quando a incidência dos raios é maior e mais nociva à pele. Outro ponto importante é que o bronzeamento artificial também é feito com raios ultravioletas. Os mesmos que provocam queimaduras, envelhecimento precoce e aumentam os riscos de desenvolver câncer de pele. Muito cuidado.

Caso haja pintas no corpo que apresentem algumas destas alterações, procure um médico dermatologista:
- aumento do tamanho
- assimetria (um lado diferente do outro)
- bordas irregulares
- mudança de coloração
- coceira ou descamação
- pintas maiores de 6 mm
- feridas de difícil cicatrização nas regiões mais expostas do corpo.
Todos esses cuidados não devem ser tomados apenas durante as férias de verão, na praia. É preciso ter atenção aos perigos do sol em demasia o ano todo e em qualquer cidade.

A SAÚDE

Para que o verão seja maravilhoso, você deve adotar hábitos e atitudes saudáveis e ficar atento à alguns dados.
Infelizmente, as estatísticas demonstram que, anualmente, 2.000 pessoas morrem por afogamento só no Estado de São Paulo. No Brasil, esse número cresce para 9.000 mortes, ocupando o 3º lugar na lista de mortes violentas. E afogamentos são causados principalmente por abuso de álcool.
Por isso, você deve proteger a sua vida e a de sua família, prestando muita atenção em pequenos detalhes:

· antes de entrar na água, evite ingerir bebidas alcoólicas e excesso de alimentos.
· quando for à praia, adote uma dieta leve, rica em frutas e carboidratos (massas, pão, etc.).
· hidrate-se o tempo todo, bebendo muita água.
· não faça atividades físicas pesadas com o estômago cheio.
· consuma apenas bebidas e alimentos de origem comprovada.

Quanto à pele você já viu anteriormente que é preciso tomar cuidado com os efeitos nocivos do sol e também evitar o contato direto com a areia em locais onde haja animais por perto e o mar esteja poluído.

A areia é o local perfeito para relaxar e brincar. Mas muitas vezes, ela pode estar contaminada. Por isso, evite sentar ou deitar-se diretamente nela, levando sempre toalha, esteira ou cadeira. Enterrar-se na areia da praia, nem pensar!

Não permaneça muito tempo com as roupas molhadas, tomando um bom banho e secando muito bem as regiões do corpo onde estão as dobras. Tudo isso, porque a pele é a grande proteção do corpo contra as agressões externas.

Umidade e calor são as condições favoráveis para a multiplicação dos fungos, que causam as famosas micoses. Ao menor sinal de micose, você deve procurar um dermatologista.

Higiene pessoal é fundamental. Assim você protege a sua saúde. Agora se você é daqueles que adoram uma malhação, fique sabendo que 30 minutos de exercícios físicos por dia, com uma nutrição adequada, é a receita ideal para se obter mais saúde e disposição. Caminhe, suba e desça escadas, dance, nade, etc. Retorno não vai faltar. Dê só uma olhada:

Benefícios Biológicos:
- diminui a pressão arterial
- controla o peso corporal
- melhora a resistência física
- aumenta a densidade óssea
- melhora a força muscular

Benefícios Psicológicos:
- aumenta a auto-estima
- diminui a depressão
- reduz o isolamento social
- aumenta o bem-estar
- alivia o estresse

Benefícios na fase escolar:
- aumenta a freq· ência às aulas
- aumenta a responsabilidade
- reduz distúrbios do comportamento
- desestimula o uso de drogas
- melhora a relação com os pais

A POLUIÇÃO

Durante as férias, feriados prolongados e finais de semana, uma grande quantidade de pessoas desloca-se para o litoral, aumentando consideravelmente a quantidade de esgoto.
A maioria das cidades litorâneas não possui sistema de coleta, sendo quase todo esgoto lançado, sem qualquer tipo de tratamento, em rios, córregos e canais que deságuam no mar. E essa situação piora com as chuvas que acabam levando mais esgoto e mais lixo até eles.

Quando ouvir falar em balneabilidade, saiba que ela é o indicador da qualidade da água em uma praia ou região. Se a balneabilidade for ruim, isto significa que existe uma grande densidade de coliformes fecais na água.

Por isso, nunca entre em águas poluídas. Nessas águas você estará em contato com inúmeras bactérias, parasitas e vírus, correndo sério risco de contrair doenças. A mais comum delas é a gastroenterite. Ela ocorre numa grande variedade de formas e pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: enjôo, vômitos, dores no estômago, diarréia, dor de cabeça e febre. Entre outras doenças graves estão as infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta. E em locais muito contaminados, os banhistas podem estar expostos a doenças perigosas como hepatite, cólera e febre tifóide.

Preste sempre muita atenção e não corra riscos, seguindo sempre estas recomendações:

· não tome banho nas águas das praias que forem consideradas impróprias.
· evite banhar-se em cursos d'água (rios, córregos e canais) que correm para a praia: essas águas são os lugares preferidos de todos os tipos de microorganismos que causam infecções.
· após chuvas intensas, evite o uso das praias que recebem corpos d'água, cuja qualidade é desconhecida.
· evite beber água do mar, tomando atenção redobrada para com as crianças e os idosos, que são muito mais sensíveis e menos imunes que os adultos.
· mais uma vez, só para lembrar, nunca leve animais à praia.

Agora, para se orientar sobre onde é adequado ou não banhar-se, fique atento às bandeiras:

NA PRAIA
Bandeira Verde com logotipo da CETESB, significa que aquela praia está própria e tem água de boa qualidade para o banho.
Bandeira Vermelha escrito "Imprópria", significa que não é recomendável tomar banho nessas águas.

NOS RIOS, CÓRREGOS E CANAIS
Bandeira Vermelha escrito "Rio Poluído", significa que esse curso d'água está recebendo esgoto. Portanto, evite pisar, sentar ou ter qualquer tipo de contato com essas águas.

Antes de decidir em qual praia você vai aproveitar o seu verão, consulte sempre o Boletim de Balneabilidade, para não perder a viagem. Você o encontrará em jornais, revistas especializadas, através da televisão, do rádio e pela internet: www.cetesb.sp.gov.br


AS PEQUENAS EMBARCAÇÕES

Um dos problemas que têm chamado a atenção do poder público é a utilização de pequenas embarcações, principalmente o jet-ski e o banana boat, em praias de grande fluxo de banhistas.

É importante conhecer e cumprir o Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA) e as Regras do Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento do Mar (RIPEAM):

· Não transite em área interditada à navegação; navegue sempre a uma distância superior a 200 metros da praia.
· Não trafegue em alta velocidade nas proximidades de embarcações fundeadas ou atracadas. Nos canais, a velocidade máxima é de quatro nós.
· Quando se aproximar ou se afastar da praia, navegue perpendicularmente à mesma, com velocidade menor ou igual a quatro nós.
· Não fundeie próximo à praia. Para embarcações sem sanitários, a distância mínima é de 70 metros. Para embarcações com sanitários, 120 metros.
· É proibido lançar, descarregar ou depositar material poluente de qualquer espécie no mar, seja lixo, latas, óleo, etc. Colabore para a preservação do meio ambiente.

Somente com a autorização da Capitania dos Portos poderá ser efetuado o lançamento no mar de bóias de amarração (poitas). As embarcações amarradas em bóias irregularmente estabelecidas são passíveis de multa.
Cada multa aplicada em decorrência de infração ao RLESTA, poderá atingir o valor de R$3.200,00 (três mil e duzentos reais). O infrator que não efetuar o pagamento da multa estipulada no auto de infração no prazo legal de 15 (quinze) dias, ficará sujeito à inclusão de seu nome no cadastro da dívida ativa da União.

 
Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Cetesb - Agência ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Pick-upau - 2001 - São Paulo - Brasil
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.