Mundo
 
 
 
 
Guia Básico
Arborização
 

Escolha da árvore:
A escolha da espécie adequada envolve uma série de fatores específicos como insolação, vento, embelezamento, pragas tamanho, forma e resistência das folhas, coloração das flores, frutos, tamanho e forma de copa, sistema radicular e ausência de princípios tóxicos ou alérgicos. Não é recomendável o plantio de árvores frutíferas comerciais nas vias públicas, porém é desejável o plantio de frutíferas silvestres, pois atraem e alimentam os pássaros.

Deve-se lembrar que as espécies de grande porte, com altura superior a 6 m, não são recomendadas para arborização de ruas, sendo mais adequadas aos locais de visitação pública como bosques, praças e áreas verdes abertas. Poderá auxiliar na escolha da espécie mais apropriada o setor da prefeitura municipal ou consulte o quartel da Polícia Militar Florestal mais próximo de sua residência. Deve-se observar o espaçamento mínimo recomendado entre as plantas e o clima adequado para seu desenvolvimento pleno. E dar preferência às árvores nativas regionais, que são espécies naturais já adaptadas ao habitat local.

Exemplo: no litoral usar manacá-da-serra, algodão da praia etc.

Plantio:
A época adequada para o plantio é o início do período de chuvas, portanto, na ocorrência de períodos de seca, as mudas deverão ser irrigadas.
Na definição do espaçamento entre mudas, respeitar distâncias mínimas:
- entre árvores de pequeno porte: > ou = 5,0 m
- entre árvores de médio porte: > ou = 7,0 m
- entre árvores de pequeno porte e poste: > ou = 5,0 m
- entre a esquina e as árvores: > ou = 5,0 m
- entre as árvores e entradas de garagens: > ou = 1,0 m
A forma certa de plantar:

1. Mudas de 1,80 a 2,20 m de altura para ruas e avenidas.

2. Covas de 60x60x60 cm e a muda com o "colo" 15-20 cm abaixo da superfície do solo.

3. Estaca de madeira ou bambu, com 1,00 m de engastamento no solo e 2 m de altura, para garantir crescimento reto e evitar tombamento.

4. A complementação do enchimento da cova deve ser feita com mistura de solo na proporção de 1/3 de terra argilosa, 1/3 de terra arenosa e 1/3 de esterco de curral curtido, devendo ser aproveitada a camada superficial orgânica do próprio local da cova.

5. O amarrio deve ser de material que não cause danos ao tronco do vegetal (sisal, corda, palha de milho, mangueira de borracha), no formato de um oito deitado.

Outro processo para evitar o afloramento das raízes das árvores consiste em revestir a metade superior da cova com uma parede de tijolo em espelho revestido de cimento, cujo acabamento pode ser completado com o calçamento da rua.

Adquira sempre mudas sadias em locais idôneos:
1) Para arborização de ruas o tronco deve estar livre de ramos até 1,80-2,00 m;

2) Escolha de preferência um dia nublado ou úmido para transplantar;

3) Conserve úmidas as raízes das mudas através de irrigações periódicas do torrão e retire a embalagem antes do plantio;

4) Proteja as mudas por meio de gradil de madeira ou ferro.

Condução e Manutenção da Muda:
As mudas plantadas devem ser regularmente observadas para que se possa avaliar o seu desenvolvimento e tomar as medidas necessárias para correção de distorções no crescimento das mesmas.
Assim, deve-se verificar se está ocorrendo ataque de pragas e doenças, brotações, ramificações indesejáveis etc.

Amarrios, tutores (estacas de bambu ou madeira), e cercas devem ser substituídos à medida que se apresentem danificados e sem condições de proteger a muda.

Irrigar a muda sempre que necessário para o seu melhor desenvolvimento.

Todos os ramos que nascerem abaixo de 1,80 m de altura devem ser eliminados. Para melhor proteção da muda, observe regularmente as condições dos gradis, tutores (estacas) e amarrios.

 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
CPFL (www.cpfl.com.br)
Pick-upau – 2007 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.