Mundo
 
 
 
 
Incêndios Florestais
Queimadas
 

Prevenindo as queimadas

O objetivo da prevenção é impedir que o fogo comece, pois o combate às chamas nem sempre tem condições de ser realizado com êxito. Mas, se iniciado, o importante é que ele não se alastre. Para isso, é preciso levar em consideração as condições da área, a conscientização do perigo das queimadas e uma eficiente fiscalização. O ser humano é o maior responsável pelos incêndios florestais, devendo ser implantado um programa permanente de educação ambiental, visando a sua conscientização sobre os prejuízos decorrentes das queimadas e a vantagem de se utilizar outras técnicas agrícolas mais modernas.

A conscientização das pessoas é um importante passo a prevenção e pode ser feita nas escolas, imprensa, instituições sociais. Para isso é importante aproveitar cada oportunidade e prejuízos causados pelo fogo.

O conhecimento do terreno através de mapas, plantas topográficas, dados climatológicos, estradas, acessos, aceiros e mananciais de água próximos irão facilitar a ação dos bombeiros e da brigada em caso de incêndio, principalmente se isso for feito fora do período chuvoso.

Como surge o fogo?

Para ocorrer o fogo é necessário que uma material combustível (papel, folhas, álcool, gasolina, tecidos etc) aumente sua temperatura devido ao calor, sendo indispensável a presença do ar.

Quais os tipos de incêndio?

a) Rasteiro ou superficial: libera muito calor, tem muitas chamas e alastra-se com muita rapidez, porque queima folhas, gravetos e restos de culturas não decompostas.
b) Subterrâneo: é difícil de ser identificado, porque quase não libera fumaça e alastra-se lentamente, atingindo raízes e camadas de húmus ou turfas no subsolo.
c) Incêndio de copa: o fogo alastra-se rapidamente porque atinge e se propaga pelas copas das árvores. Tem grande de poder de destruição e é o mais difícil de se combater.

O que é proibido?

- fazer queimadas a menos de 15 metros dos limites das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica
- Numa faixa de 100 metros ao redor da área de domínio de subestação de energia elétrica
- Numa faixa de 50 metros ao redor de unidades de conservação
- Numa faixa de 15 metros de cada lado de rodovias estaduais, federais e ferrovias.

Quais os fatores que afetam o comportamento do fogo?

a) relevo ou topografia do terreno:
- O fogo avança mais rápido morro acima, porque o ar quente tende a subir, secando os combustíveis que encontra e preparando o terreno para o fogo se alastrar mais depressa.

b) Tipo de material combustível:
- Combustíveis ligeiros como ervas, folhas e ramos são mais fáceis de queimar;
- Combustíveis médios e pesados como troncos, galhos e raízes queimam mais devagar;
- Combustíveis verdes como plantas vivas queimam com muita facilidade.

c) Condições climáticas:
- O ar seco faz com que a combustão seja mais rápida;
- O vento aumenta a velocidade do fogo.

O que acontece com quem desrespeita essas normas?

Quem não respeitar as condições impostas pela lei ficará sujeito às seguintes penalidades:
- À obrigação de reparar qualquer dano ambiental
- À perda ou destruição de benefícios concedidos pelo Poder Público
- Ao pagamento de multas
- À perda ou suspensão de linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito do Estado
- A processo criminal, com possibilidade de prisão, de acordo com o disposto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98).

Saiba mais sobre incêndios florestais.

 
Ao imprimir documentos pela internet ou de seu computador
procure utilizar os dois lados da folha de papel. Quando você economiza
papel evita que outras árvores sejam derrubadas. Quando for possível use papel reciclado.
Fonte: Comando da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo
Pick-upau – 2006 – São Paulo – Brasil
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.