Mundo
 
 
 
 
Poluição
Degradação das Água

Porque as águas ficam poluídas?

A poluição da água decorre principalmente da ação do homem: esgotos domésticos, despejos industriais, escoamento da chuva nas cidades, águas que retornam da irrigação agrícola etc. A invasão de partículas estranhas pode afetar as características físicas, químicas ou biológicas da água quando ultrapassa certos limites. Ocorre então a poluição, em que podem estar presentes matérias orgânicas (de esgotos residenciais ou hospitalares), ou tóxicas (industriais).

Que problema traz a poluição das águas?

Um dos mais conhecidos é a poluição dos rios – e a conseqüente morte de peixes, da flora local, e o difícil aproveitamento da água para outros fins. Em regiões de lata concentração urbana, como os estado de São Paulo e Rio de Janeiro, rios como o Paraíba do Sul, Tietê e Piracicaba foram intensamente prejudicados pela enorme quantidade de material poluente que receberam das indústrias e das residências. No interior do país, áreas de forte exploração econômica também sofreram como destaque para os rios Tapajós, Xingu, Taquari, Miranda e madeira, nas regiões do Mato Grosso e Amazônia.

O rio poluído pode ser recuperado?

Sim, desde que as condições ambientais sejam modificadas. Para começar, eles têm a capacidade de absorver naturalmente os resíduos orgânicos, num processo chamado autodepuração. Mas os microorganismos aeróbios, que atuam nessa tarefa, consomem oxigênio ao decompor o material orgânico. É esse processo que permite a um rio, que está em péssimo estado num certo trecho, apresentar-se limpo e agradável alguns quilômetros à frente. DE qualquer forma, um rio depende basicamente de ser limpo, desassoreado e deixar de receber novos poluentes, para poder recuperar-se.

Lixo às margens do rio Pinheiros em São Paulo.

A poluição ataca o subsolo?

Sim. Os esgotos não poluem apenas rios, lagos e mares. Eles podem atingir indiretamente, por infiltração, as águas subterrâneas, e causar sua degradação.

Além dos esgotos, a disposição inadequada de resíduos sólidos – lixões, aterros sanitários e industriais etc – e a poluição do solo por agrotóxicos são os principais agentes da deteriorização dessas águas. A ocupação desordenada do solo e a exploração predatória das reservas de água subterrâneas por parte de algumas indústrias são outros fatores que põem em risco esse recurso hídrico. Isso é lamentável, porque as águas subterrâneas são uma excelente alternativa para atender à crescente demanda de abastecimento de água nas regiões urbanas que estão com os seus recursos hídricos comprometidos.

O que você pode fazer

- Preserve os mananciais (rios, lagos, lagoas, córregos etc) respeitando suas margens, conservando a mata ciliar e não deixando lixo esparramado, faça o descarte correto de seu lixo.
- Não vá a praias, rios, lagos etc com animais. A água e a areia podem transmitir as doenças desses animais às pessoas.
- Não jogue lixo e outros produtos em rios, mares etc.
- Quando sobrar material de pintura (principalmente tintas e solventes), não jogue fora. Ofereça a quem precisa: amigos, vizinhos etc.
- Antes de ir à praia, certifique-se, de que ela não está poluída. Não freqüente praias consideradas impróprias.
- Não se banhe em rios e córregos sem ter certeza de que não recebem esgotos.
- Não jogue restos de produtos tóxicos em pias, ralos ou no solo, nem os incinere. Les acabam atingindo rios, lençóis subterrâneos. É o caso de tintas solventes, limpadores de forno, bolas de naftalina, polidores de metais, lustradores de móveis etc.

Para saber mais sobre recursos hídricos acesse a editoria Mundo.

 

Fonte: Comando da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo
Esta publicação é uma parceria entre o Comando de Policiamento
Ambiental Estadual de São Paulo e a Agência Ambiental Pick-upau.
Foto: Pick-upau
Pick-upau – 2006 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.