Mundo
 
 
 
 
Reciclagem
Destino correto para pilhas e baterias
 

Poucas pessoas sabem qual o destino adequado para das pilhas e baterias usadas. Dependendo do material que possuem elas podem fazer parte do lixo doméstico ou não. Aquelas compostas, por exemplo, por mercúrio, cádmio ou chumbo podem provocar graves doenças e danos ao meio ambiente.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), através das resoluções 257 e 263, limitou o uso desses materiais e obrigou os fabricantes a manter postos de coleta para a devolução de pilhas e baterias. Empresas como Duracell, Eveready, Kodak, Panasonic, Phillips, Rayovac e Varta já cumpriram as normas, mas não há garantias sobre a composição das pilhas e baterias vendidas pelo comércio informal.

Para saber o que fazer, o consumidor deve prestar atenção nas embalagens que indicam se elas podem ou não ser descartadas no lixo doméstico. Abaixo a lista das pilhas e baterias que podem fazer parte do seu lixo:

1- comuns e alcalinas, ou que utilizem os componentes Zinco/Manganês e Alcalina/Manganês. São usadas em brinquedos, lanternas, rádios, aparelhos de controle remoto, equipamentos fotográficos, pagers e walkmans;

2- especiais ou compostas pelos sistemas níquel-metal-hidreto (NiMH), íons de lítio, zinco-ar. São usadas em telefones celular, telefones sem fio, filmadoras, notebooks, aparelhos auditivos, equipamentos fotográficos, calculadoras, computadores e videocassetes;

3- pilhas especiais do tipo botão e miniatura. Usadas em equipamentos fotográficos, agendas eletrônicas, calculadoras, relógios e sistemas de segurança e alarme.

As demais pilhas e baterias, que possuem metais perigosos além do permitido pelas resoluções do Conama, devem ser entregues aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas indústrias. Acompanhe quais são elas:

1- baterias de chumbo ácido. São usadas em indústrias, automóveis e filmadoras;

2- pilhas e baterias de níquel cádmio. São usadas em telefones celular, telefones sem fio, barbeadores e outros aparelhos que usam pilhas e baterias recarregáveis;

3- pilhas e baterias de óxido de mercúrio. São usadas em instrumentos de navegação e aparelhos de instrumentação e controle.

O Projeto de Redução de Riscos Ambientais (Prorisc), criado pelo Ministério do Meio Ambiente, desenvolve ações para o tratamento dos resíduos industriais, que incluem as pilhas e baterias. No site do Ministério, há uma lista de postos de entrega em todo país.

 
Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.