Rodovia SP-139 (Estrada da Macaca)
Preservação ambiental e desenvolvimento
sustentável para a região
A rodovia SP-139 que
atravessa o Parque Estadual "Carlos Botelho",
interligando os municípios de São Miguel
Arcanjo e Sete Barras, foi construída por volta
de 1911, constituindo-se em uma importante ligação
do Planalto com o Vale do Ribeira. Durante décadas,
houve um intenso intercâmbio em níveis
cultural, folclórico, religioso e comercial entre
as citadas regiões. Com a diminuição
gradativa do processo de manutenção da
rodovia SP-139 (conhecida como Estrada da Macaca) pelo
DER, esta foi com o tempo se deteriorando, ficando praticamente
intransitável.
O Parque Estadual "Carlos Botelho", criado
através do Decreto Estadual nº 19.499, de
10/09/82, é dividido por esta rodovia, praticamente
em toda a sua extensão, em duas parcelas iguais.
Os programas de atividades (fiscalização,
pesquisa científica, educação ambiental
e ecoturismo/visitação pública
e interação sócio-ambiental), desenvolvidos
nesse Parque, foram sendo afetados, devido às
dificuldades de acesso na interligação
entre a Sede do Parque e o Núcleo Sete Barras,
ambos situados nas extremidades opostas da referida
rodovia.
Considerando-se a necessidade do estabelecimento de
processos de uso sustentável na região,
através da consolidação de uma
gestão ambiental participativa, subsídio
básico para o estabelecimento de uma nova política,
moderna e eficiente para o Meio Ambiente, a recuperação
e adequação dessa rodovia se consolidou,
de forma unânime, como uma das principais prioridades
da região.
Nesse sentido, o Governo do Estado de São Paulo,
com recursos provenientes do Fundo do Desenvolvimento
do Vale do Ribeira, delegou à CODASP, órgão
ligado à Secretaria da Agricultura do Estado
de São Paulo, a incumbência de promover
a perenização não asfáltica
da referida rodovia, com a intenção de
transformá-la oportunamente, em uma "Estrada-Parque",
promovendo o desenvolvimento sustentável na região
e criando a oportunidade do estabelecimento do roteiro
integrado entre os Parques Estaduais do Planalto e Vale
do Ribeira (PETAR, INTERVALES, ILHA DO CARDOSO, JACUPIRANGA
E ESTAÇÃO ECOLÓGICA JURÉIA-ITATINS).
Situação
atual
Conforme prometido pelos
governadores Mário Covas e Geraldo Alckmin, uma
parcela dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do
Vale do Ribeira, proveniente da privatização
da COMGÁS foi destinada a obras de infra-estrutura
no Vale do Ribeira. Dentre estas obras uma das principais
prioridades é a adequação, através
da perenização não asfáltica,
da rodovia SP-139, no trecho de São Miguel Arcanjo
à divisa do Parque em Sete Barras. Da divisa
do Parque até o bairro Ribeirão da Serra
serão implantados cerca de 13 km de pavimentação
asfáltica, a ser realizado por firma já
licitada.
Ambas as obras foram iniciadas, por volta da segunda
quinzena de julho do corrente ano.
A perenização não asfáltica
da rodovia SP-139 está sendo realizada pela CODASP,
ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento
do Estado de São Paulo.
A CODASP é a responsável pelo Programa
"Melhor Caminho", de recuperação
de estradas vicinais do Estado de São Paulo,
sendo considerada uma firma padrão, neste tipo
de trabalho, em todo o Brasil.
A realização desta obra está sendo
cercada dos maiores cuidados possíveis com relação
a eventuais impactos ao meio ambiente.
Foram realizadas duas audiências públicas,
sendo uma na Câmara dos Vereadores de São
Miguel Arcanjo (26/06/02) e outra em Sete Barras (08/08/02),
com convite efetuado a toda população,
onde foram divulgados de forma detalhada toda a metodologia
de trabalho a ser utilizada.
A CODASP também contratou a firma Vertical Green,
especializada em recuperação de encostas
e taludes, a qual utiliza somente materiais naturais
para a recomposição destas áreas.
Um cuidado especial será dado à questão
da recuperação das drenagens do leito
da estrada, por se constituírem num fator de
fundamental importância para sua conservação.
Depois de terminadas as obras de recuperação
e adequação da referida rodovia, deverão
ser implantados os equipamentos que visam transformá-la
numa "Estrada-Parque" (mirantes, portais,
áreas de descanso etc).
Esta rodovia deverá ter uma série de regras,
tais como limite de velocidade e tonelagem etc, que
oportunamente serão devidamente divulgados.
Todos os cuidados visam à proteção
da fauna e da flora desse precioso Patrimônio
da Humanidade.
Devido ao fato da rodovia SP-139 estar em obras, não
aconselhamos a utilização da mesma, principalmente
em períodos de chuva. É nossa intenção
evitar ao máximo, quaisquer tipos de acidentes.
Em tempo: Nos dias que
antecederam a Festa do Bom Jesus de Iguape, os monitores
do Parque Estadual "Carlos Botelho", como
em todos os anos, prestaram apoio e orientação
aos romeiros que se dirigiam pela rodovia SP-139 à
citada festa. Este apoio ocorreu no posto da Polícia
Ambiental e no Núcleo Sete Barras.
Oportunamente quando novos grupos pretenderem fazer
o trajeto, podem contactar o Parque pelo telefone (15)
379-4278 solicitando um apoio especial, onde teremos
o prazer de oferecer toda nossa estrutura.