Mundo
 
 
 
Minas Gerais: São Thomé das Letras
 

Cachoeiras, grutas, lendas e muita magia, é isso que São Thomé oferece a quem se aventura por suas planícies.
Além de várias opções para ecoturismo na região, alguns pontos turísticos ainda trazem curiosidades à parte, como é o caso da Gruta do Carimbado. Reza a lenda que esta gruta possui uma passagem secreta, que levaria a Machu Picchu, no Peru. Se essa passagem existe, realmente está muito bem guardada, pois o interior da gruta é muito estreito e suas paredes de barro são permanentemente úmidas, talvez seja daí a origem do nome, pois você sai de lá totalmente carimbado.

A Ladeira do Amendoim é outro lugar bastante visitado na cidade de São Thomé, os moradores e algumas pessoas que já passaram pelo local juram ter visto seus carros desligados, desengatados e com os freios soltos subirem a ladeira devido a um campo magnético sob o local. Uma explicação mais prosaica para o fenômeno seria a ilusão ótica provocada pelo contraste na paisagem da região, o que parece ser um aclive é, na verdade, um declive e os carros seguem o rumo previsto na física newtoniana.

Pedra da Bruxa


Um conjunto arquitetônico em quartzito, famosa pedra de São Thomé, também conhecida por pedra mineira, que é vendida para todo o país, pode ser vista em toda a cidade. Seu calçamento rústico e suas casas mais antigas são do século XVIII e lembram cidades andinas e os tempos em que o município era caminho alternativo para o transporte de ouro.

Patrimônio histórico

Por falta de um projeto de tombamento pelo Patrimônio Histórico Nacional, a cidade aos poucos está sendo descaracterizada por novas construções convencionais de alvenaria, que vão aparecendo por toda parte de maneira desordenada. A cidade vive basicamente do turismo, porém, suas autoridades parecem não ter percebido isto. Construções como a prefeitura e o posto policial foram os primeiros a mudar a arquitetura do local. Mudando não só o estilo arquitetônico, mas toda uma história. Por isso, se você quer conferir esta cidade de pedra, não perca tempo.

Cachoeira da Lua


A cidade foi construída a partir da Igreja Matriz, em 1740. Depois foi construída a Igreja do Rosário, também conhecida como Igreja de Pedra. Hoje as igrejas permanecem fechadas, só abrindo em dias de missa, para casamentos e dias santos. No seu interior é proibido tirar fotos ou filmar, como é comum em quase todas as igrejas de Minas Gerais. A luminosidade do “flash” causa um avanço na deterioração de seu interior. Entre o cemitério e a Igreja Matriz, encontram-se lápides, onde estão enterrados barões e viscondes.

A Mística

O principal elemento de São Thomé das Letras é sem dúvida, sua mistificação. As magias e fábulas sobre seres encantados, as lendas em torno da história da cidade, é claro, as supostas aparições de óvnis.

Cruzeiro*


A história do surgimento do nome da cidade tem algumas curiosidades contadas pelos moradores. Por volta do século XVIII, um escravo teria fugido de uma fazenda, abrigando-se numa gruta. Certo dia, apareceu um senhor de vestes brancas que escreveu uma carta de alforria para o escravo e pediu-lhe para que levasse ao dono, o capitão João Francisco Junqueira, que desejou conhecer o autor da carta. Chegando na gruta, não acharam o senhor e no lugar encontraram uma imagem de São Thomé esculpida em madeira. A carta dizia para que se construísse uma igreja ao lado da gruta.



No interior da gruta havia inscrições antigas desenhadas e pareciam letras, daí então, o nome São Thomé das Letras. Essa gruta é conhecida, hoje, como Gruta de São Thomé e ao lado dela está a igreja que fora construída.

Um personagem folclórico da cidade é Chico Taquara, um homem misterioso que vivia em uma gruta perto da cidade. Ficou conhecido pelo seu poder de cura e bondade.



Certa vez, uma mulher que iria dar a luz e estava entrando em trabalho de parto, estando muito agoniada, pediu para que seu marido fosse atrás de Chico para ajuda-la a ter o bebê. O rapaz montou no cavalo e saiu em disparada para a gruta onde vivia o misterioso homem. Chegando lá, explicou a situação e lhe implorou ajuda. Chico, então, pediu para que o rapaz fosse na frente que ele já iria. Quando o rapaz chegou em sua casa, viu sua mulher com o filho nos braços. Ficou espantado e sua esposa perguntou: “Você não encontrou com o Chico no caminho? Ele já foi faz quase uma hora”.

O rapaz ficou espantado, pois havia levado uma hora para chegar a cavalo. Como Chico pode ter estado aqui tão rápido?...



Chico tinha uma característica marcante de passar mel nos cabelos e pendurar argolas nas pontas. Um dia, Chico desapareceu da cidade, sem que nunca mais fosse visto. Há quem diga que ele ainda esteja vivo, escondido em alguma gruta da região.

A suposta freqüência de aparições de óvnis na região é incrível, não só em São Thomé, mas em cidades vizinhas como é o caso de Varginha, famoso pelo episódio de uma suposta nave com três tripulantes ter caído na região, em 1996. Dois desses seres extraterrestres teriam sido capturados e levados pelo exército, e posteriormente trazidos para uma universidade de São Paulo, onde seriam entregues a autoridades americanas.



Se a história é verdade ou não, não sabemos, porém o enfoque dado ao caso foi mundial, e foi citado até pelo agente Fox Mulder, personagem da série americana “Arquivo X”.

Histórias de pousos no Vale das Borboletas, aparições na Igreja de Pedra, no Cruzeiro e na Pirâmide são contadas por muitos que vivem e que já passaram pela cidade.



Seres encantados e óvnis, não posso garantir que você verá, porém, com sorte, você poderá apreciar a fauna da região que contam com tucanos, gaviões, corujas, sagüis, morcegos e muitas borboletas.


Cachoeira do Flávio


Enfim, São Thomé é uma magia só. Alheio a suas fábulas e lendas, a verdade é que São Thomé é uma realidade que pode ser vivida através de sonhos.
Independente de suas crenças e ideologias, São Thomé é a cidade onde tem que se ver pra crer.

Conheça alguns roteiros de São Thomé

1) Shangri-lá – uma bela corredeira, cercada por mata virgem e composta de riachos e piscinas naturais; a partir de São Thomé, estrada para Três Corações, 18 km, mais caminhada de 30 minutos por um trecho de cerrado onde vivem tucanos e gaviões; estacionamento.

2) Vale das Borboletas – cachoeira com piscina natural; no período da manhã é visitada por borboletas de várias cores e espécies; na entrada pode-se experimentar um bom pedaço de queijo branco mineiro; estacionamento; estrada para Três Corações, 2,5 km.

3) Cachoeira do Flávio – estrada para Baependi, 6 km; estacionamento e taxa para entrada.

4) Cachoeira Véu de Noiva – maior cachoeira da região com piscinas naturais; estrada para Baependi, 6 km; estacionamento e taxa de entrada.

5) Cachoeira do Paraíso – ao lado do Véu da Noiva com pequena praia.

Igreja do Rosário


6) Cachoeira da Eubiose – com piscina natural, boa para banhos; estrada para Baependi, 4 km, mais 10 minutos de caminhada; estacionamento.

7) Gruta do Carimbado e Ladeira do Amendoim – gruta com passagem estreita e com as paredes de barro. Ladeira do Amendoim, estrada para Três Corações, 5 km; estacionamento.
Nível: médio

8) Gruta do Sobradinho – gruta de 150 m até uma pequena cascata com poços de água cristalina, boa para banhos; estrada para Sobradinho, 16 km, mais 10 minutos de caminhada; estacionamento e barracas de artesanato.

9) Caverna da Bruxa – maior caverna da região; estrada para Sobradinho, 20 km, mais 40 minutos de trilha íngreme, com direito a travessia de rio por um tronco de árvore, é aconselhável o acompanhamento de guia. O percurso dentro da caverna é diversificado, existem grandes galerias e pontos de estreitamento, sendo possível a passagem apenas de uma pessoa magra, após este trecho, você encontrará um abismo com cerca de 8 m de altura, que só poderá ser descido com o auxílio de uma corda. Alguns guias dizem que existe uma saída, depois desse abismo, porém ninguém sabe explicar ao certo o caminho. Morcegos e cobras são animais que vivem no local. Outros arriscam a dizer que a caverna justifica o nome. Será?

10) Gruta de São Thomé – esta pequena gruta fica ao lado da igreja e abriga uma imagem de São Thomé, possui também um mirante.

11) Cruzeiro, Casa da Pirâmide e Pedra da Bruxa – todos localizados no alto da cidade. O Cruzeiro está a 1430 m de altitude, ponto mais alto da cidade, o primeiro a ser colocado foi no século XVIII e resistiu por um bom tempo, mas o desgaste natural e os raios obrigaram uma troca. Foi então colocado outro com cerca de 9 m de altura, e foi instalado um pára-raios, mas novamente a força da natureza foi mais forte, em 18/02/99, um raio o atingiu. Foi restaurado, diminuindo sua altura para 5 m.



A Pirâmide é uma velha construção de concreto armado e pedras da região, não se sabe ao certo quem a construiu e porque. O que se fala, é que um alemão a teria construído para morar, outros dizem que sua forma é baseada na Constelação de Escorpião e foi feita especialmente para servir de observatório de óvnis; é o lugar predileto para a vista do pôr-do-sol.



A Pedra da Bruxa é uma formação rochosa que serve de mirante, de lá pode se ver toda a cidade e a maioria dos vales.

12) Lua – piscina mais profunda da região, boa para mergulhos, é aconselhável o acompanhamento de guia; estrada para Sobradinho, 6 km.

13) Gruta do Labirinto – estrada para Sobradinho, 8 km.

Morador de São Thomé das Letras


Apoio
Restaurante Alquimista (cozinha artesanal)
Restaurante e Pizzaria Ximama
Pousada Serra Branca


Nota
A Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter sócio-ambiental.
Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos cultura regional, esportes de aventura e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.