Mundo
 
 
 
São Paulo: Itu
 

Definir a cidade de Itu, no interior paulista, como a terra “onde tudo é grande” seria a maior das injustiças. A região possui um incrível conjunto arquitetônico, turismo rural e ecológico, esportes de aventura e muita história.

Dizer que tudo na cidade de Itu é grande pode ser um exagero. Existem alguns detalhes como o telefone público (orelhão) na praça da Candelária, que honra plenamente a denominação popular dada à cidade e um semáforo enorme, na mesma praça, que jamais passa despercebido. “Se passar no vermelho o valor da multa é do mesmo tamanho”, brinca Nádia Sabino Aranha, da Secretaria Municipal de Cultura da cidade.

O artesanato aproveita a “grande” reputação da cidade. As tradicionais lembrancinhas dão lugar a objetos curiosos que exploram ao máximo o quesito tamanho extra-grande.



No entanto, as atrações da cidade vão muito além destes grandes atrativos. No centro histórico, recheado com um incrível conjunto arquitetônico de valor cultural inestimável, o visitante é envolvido pela história através de fachadas coloridas, artesanatos e pessoas que preenchem sutilmente as imensas esquadrias do século XIX.


Arquitetura e tradição em Itu


Construções que foram palco da história política e cultural do país, como a Casa Imperial, que serviu de morada à família do imperador em 1884 e o antigo Solar de Carlos Vasconcelos de Almeida e Prado, hoje Museu Republicano, que em 1876, recebeu a “Convenção de Itu”, onde fariam a primeiro acordo republicano.

No Museu da Energia a história parece ainda mais acesa, reunindo um importante acervo de peças de vários períodos do uso da energia e aparelhos domésticos utilizados no Brasil desde o século XIX. O casarão que abriga o museu traz a história em suas próprias paredes erguidas em 1847 e restauradas em 1999. “A casa possui um estilo construtivo tipo colonial do fim do período do açúcar e começo do café, feita de taipa de pilão e pau-a-pique”, explica Ana Silva Bloise, coordenadora de Museus.

Muito mais que grande

Andando pelas ruas de Itu é impossível ficar imune ao colorido e à beleza do conjunto arquitetônico detalhadamente rico. As igrejas, uma atração à parte, são um convite até aos mais incréus. Da arquitetura simples e charmosa da igreja Santa Rita, construída em 1728; passando pela imponente Candelária, erguida em 1780; a Nossa Senhora do Carmo, fundada em 1716 ou a incrivelmente bela igreja do Bom Jesus, construída no local onde o bandeirante Domingos Fernandes ergueu a primeira capela e marcou o início da cidade de Itu, em 1610. Todas as construções abrigam uma rica cultura conhecida como barroco paulista e caracterizada pela riqueza de detalhes e cores.

Casa dos Republicanos


Mas as atrações não param por aí. A Fazenda do Chocolate, com cerca de 80 alqueires e 300 anos de história, além de cavalgadas e trilhas, oferece uma ótima estrutura para o turismo rural. Apesar de Itu ser conhecida por sua reputação de grandeza, a fazenda possui espécies curiosas como mini exemplares de vacas, cabras e burros. Destaque também para os vinhos, queijos, chocolates e licores produzidos no local e expostos para venda em uma antiga senzala transformada em charmosa adega.

Nádia Aranha sugere ainda o passeio por um espaço cultural, repleto de bosques, lagos e cascatas, que foi tombado pelo patrimônio histórico por suas formações geológicas de milhões de anos, o Parque do Varvito. “Este tipo de formação rochosa pode ser visto em muitas construções e calçamentos históricos da cidade e só é encontrada aqui na região. E é bom explicar, que é ‘Varvito’ mesmo, senão vão achar que a gente é caipira”, brinca.

Aventura e preservação ambiental



Se você procura aventura, adrenalina e uma ótima estrutura, a dica é o Alphavillage, um empreendimento ecoturístico com 70 hectares localizado em uma região com remanescentes de Mata Atlântica.



Com programação baseada nos esportes de aventura e na educação e preservação ambiental, o Alpha possui um ótimo e radical circuito de arvorismo, rapel (15 metros) e tirolesa (170 metros), além de trilhas monitoradas de diferentes níveis.

Tranquilidade e turismo em Itu


O local possui ainda um criatório de 20 mil metros quadrados, onde vivem mamíferos como veados, pacas, cutias, capivaras e quatis, todos foram vítimas de maus tratos. Além de emas, avestruzes, araras, tucanos, papagaios e até um tamanduá, vindos de apreensões feitas pelo Ibama. Com o tráfico de animais crescendo assustadoramente, lugares como este são imprescindíveis para a recuperação e manutenção da fauna, explica Juarez Deltrejo, diretor técnico da Ecolog.



“A situação dos animais que chegam aqui, quase sempre é muito triste. Uma vez recebemos 150 canários que foram apreendidos, a maioria deles tiveram as penas cortadas e, mesmo com os devidos cuidados, apenas 5 sobreviveram”, lamenta Deltrejo.



Com instalações confortáveis e ecológicas, o Alpha faz uma ótima relação entre a tecnologia e a vida em contato com a natureza, provando que aliar as duas situações pode ser um processo harmonioso e economicamente viável, tornando-se um roteiro obrigatório para quem visita a cidade de Itu, famosa pela grandeza e digna de grandes elogios.

Agenda

Com uma população estimada em 125 mil habitantes a cidade de Itu, DDD (11), está a 101 km da capital paulista e 583 metros acima do nível do mar. Possui ótima estrutura turística, desde um amplo posto de informação, a Secretaria Municipal de Turismo, a uma ótima cadeia de restaurantes, pousadas, campings e hotéis como o Comfort Hotel (4024-9700). A cidade dispõe de grande rede bancária; Santa Casa (4022-2000) e rodoviária (4022-4972).
Para agendar sua visita: Alphavillage (4026-1050/1030), www.alphavillage.com.br; Tribo da Terra (4013-4349), tribodaterra@hotmail.com; Fazenda do Chocolate (4022-5492), www.fazendadochocolate.com.br; Museu da Energia (4022-6832); Parque do Varvito (4023-1502, ramal 346) e www.itu.com.br/secretariadeturismo.



Apoio
Revista Ecoturismo
Alphavillage
Sobral Comunicação
Hotel Comfort
Fazenda Chocolate

Nota
A Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter sócio-ambiental.
Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos cultura regional, esportes de aventura e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.