Mundo
 
 
 
ARACRUZ
ESPÍRITO SANTO
 
Reza a lenda que dois tipos de pessoas visitam, habitualmente, o Espírito Santo. As que acreditam no poder curativo das areias de suas praias, indicadas para o tratamento de reumatismo e as que só desejam aproveitar o máximo as praias capixabas, quase todas bonitas, limpas, bem menos congestionadas que as do eixo Rio-São Paulo e banhadas pelo sol, generoso durante todo o ano. Não é a toa, aliás, que a mais importante estrada estadual, a ES 060, com uma extensão de 140 km à beira-mar, se chama rodovia do Sol. Tendo praias para todos os gostos, você poderá desfrutar de uma seqüência bem variada: algumas pequenas, escondidas, mas de fácil acesso; outras excelentes para surf, pesca ou caça submarina; e muitas badaladas, que transformaram-se em ponto de encontro.



Em Aracruz encontramos uma paisagem dominada por florestas de eucaliptos, exploradas pelo Grupo Aracruz, produtor de celulose que abastece o mercado interno e externo. Aracruz com suas extensas áreas verdes, praias, restingas e reservas ecológicas é a paisagem ideal para quem quer esquecer o tumulto das grandes cidades e entrar em contato com a natureza. Possui 46 km de orla marítima, com algumas das mais belas praias do estado, e um passado cheio de histórias. Suas praias arborizadas, seus mangues e suas matas encantaram, no passado, um visitante ilustre: o imperador D. Pedro II. Do município de Santa Cruz, dominado pela foz do rio Piraquê-açu e seu extenso manguezal, até a Barra do Sahy, o litoral é uma seqüência de praias com areias grossas e com tons amarronzados.



Em Aracruz está localizado o quinto maior manguezal da América do Sul. Em quase todas as praias encontramos recifes, corais espalhados por toda a areia e algas, muitas algas marinhas. O litoral do Espírito Santo apresenta verdadeiras preciosidades da gastronomia, moquecas não só de peixe, mas de camarão e lagostas. Como o vatapá na Bahia, a moqueca é um guisado temperado com salsa, coentro, limão, cebola, azeites e pimenta, que abre a lista dos melhores e tradicionais pratos da cozinha capixaba. A torta capixaba segue a tradição de ser servida somente durante a semana santa - que pecado!! Como em todas as regiões do Brasil, o Espírito Santo também tem grande variedade de animais. Só na região de Aracruz podemos encontrar espécies como o guaiamum, um tipo bem estranho de caranguejo gigante e azulado, pererecas de diversas cores e tamanhos, esquilos, calangos, macacos e uma variedade incrível de pássaros.



A vegetação predominante na região é o mangue. Com um papel decisivo na preservação e manutenção do equilíbrio ecológico, ele fertiliza a zona costeira e tem importante papel na produtividade das marés. Ambiente exclusivo das costas tropicais, é um elo fundamental da cadeia alimentar, que começa com microorganismos e termina nos seres humanos.



O manguezal já impressionou muita gente, principalmente os colonizadores europeus, que não estavam acostumados com estuários margeados por árvores que crescem sobre a lama, estranhos caranguejos e muitos insetos. Ainda hoje, quem não está habituado, estranha esta paisagem e tem de se preparar para entrar no manguezal, mas muitas pessoas vivem nesse ambiente e dele retiram seu sustento.

Clique nos círculos azuis para ver a legenda
Mapa da trilha 

Clique nas fotos para ampliá-las
 
   


Nota
A Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter sócio-ambiental. Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos cultura regional, esportes de aventura e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.