X
X

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS
GOIÁS


 
A Chapada dos Veadeiros é bela o ano inteiro, no entanto nos reserva paisagens distintas durante o decorrer das estações. De maio a setembro, os níveis das águas dos rios abaixam e o ar fica mais seco. A partir de outubro a paisagem fica mais verde e os rios voltam a subir seus níveis.
No parque, só é permitida a entrada com guias credenciados pelo CAT ou pelo IBAMA. A entrada do parque fica na Vila de São Jorge que está a 39 km (estrada de terra) de Alto Paraíso de Goiás.

Para quem vai à procura de paz, calma e muito esoterismo, o conselho é ficar em Alto Paraíso, lugar de puro misticismo. Mas para quem vai em busca de aventura, o conselho é ficar na Vila de São Jorge, onde encontram-se as mais belas cachoeiras, como o Salto do Raizama, Vale da Lua, Salto do Rio Preto, entre outras.

A fauna da região é bem variada; é possível encontrar, entre outras espécies, cachorros-do-mato, raposinhas e lobos-guará. Com sorte, podem ser vistos alguns animais raros, como veados-campeiros, cervos do pantanal e tamanduás-bandeira.
Existem também várias aves, como araras, papagaios, carcarás, tucanos, emas e siriemas.

A aparição de qualquer um destes animais é um verdadeiro presente da natureza; por isso, retribua o presente, preservando-os.
O mês de Maio, o mais seco na Chapada dos Veadeiros, deixa a paisagem com tons amarelados.

Algumas árvores retorcidas e secas reforçam ainda mais a aparência de terra árida e quente.
Nesta época do ano, o Planalto Central respira com certa dificuldade, por falta de água no ar e na terra. Esse é o pior período para a vida na Chapada, pois as queimadas são constantes, e nem sempre são originadas de "combustão espontânea"; um pedaço de papel ou mesmo um caco de vidro, deixado na beira das estradas, pode causar um incêndio de proporções imensas, que poderia ser considerado um incêndio criminoso. Por isso, nunca deixe lixo nos acostamentos.
Quando chega setembro, a chuva faz com que aquele tom amarelado se torne totalmente verde.

A vida renasce junto com a vegetação pulsante, revelando flores das mais variadas formas, cores e tamanhos,
deixando assim toda região muito mais majestosa, fazendo com que todos que passem por esta formosa flora fiquem encantados por ela.

Clique nos círculos azuis para ver a legenda
 
Clique nas fotos para ampliá-las
 
 


Expedição: O Descobrimento do Brasil


Nota
A Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter sócio-ambiental. Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos cultura regional, esportes de aventura e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.


 
PRESERVE O PATRIMÔNIO NATURAL DO BRASIL!

Copyright 2001 - Pick-upau