COXIM
MATO GROSSO DO SUL

   
Para quem deseja curtir a natureza com muita paz, deve escolher a época da piracema, o lugar fica completamente vazio. A Fazenda Palmeiras é simplesmente um paraíso, com área para camping e pousada para quarenta pessoas, dispõe de barco com motor e piloteiro, fábrica de gelo, aluguel de freezer, restaurante e bar, a estrutura é rústica mas bastante confortável. O pôr-do-sol é um show à parte, pode ser apreciado juntamente com a Cachoeira Palmeiras, o vôo de patos selvagens e tuiuiús, mas se você preferir pode contemplar a lua entre as palmeiras, uma verdadeira pintura. Para os geógrafos, o Pantanal é uma gigantesca planície de 185.000 km² espalhada por quatro países - Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai, nos três últimos é também conhecido como chaco.

O Pantanal é considerado uma das regiões mais piscosas do mundo. São cerca de 250 espécies diferentes, as principais encontradas são dourado, pacu, piabuçu, curimbatá, piraputanga, pintado, barbado, jurupoca e jaú. A pesca é proibida de novembro a janeiro, época da piracema, quando os peixes sobem os rios em direção às nascentes para desova. Esse período, porém, pode mudar, de acordo com as pesquisas feitas pelo IBAMA. No restante do ano a pesca é liberada, no entanto é preciso verificar algumas regras. A pesca é permitida apenas com o uso de vara, até o limite de 30 kg por pessoa, conforme o tamanho mínimo para cada espécie.

A fiscalização é feita pela polícia florestal e pelo IBAMA. Para pescar é obrigatório o porte de licença obtido em qualquer escritório do IBAMA no país. Mas nem só de peixes vive o Pantanal; o lugar é um dos mais importantes santuários da biosfera, a diversidade de animais é impressionante. São cerca de 650 espécies de aves, 80 espécies de mamíferos e 50 espécies de répteis. Dentre as várias espécies encontradas estão jacarés, sucuris, capivaras, araras, tuiuiús, garças, veados-campeiros, macacos e onças-pintadas. O homem é minoria nesse universo: apenas 250 mil pessoas, menos de duas por km², 20 vezes menos que as cinco milhões de cabeças de gado, mas o senhor absoluto dos campos alagados é o jacaré.

A quantidade desses animais é estimada entre 7,5 e 10 milhões, quase o dobro de bovinos, e entre 30 e 40 vezes a de homens. Já imaginou se esses animais se rebelam?
Capivaras, cervos, quatis e as enormes sucuris, também conhecidas como anacondas, costumam sair do mato para se aquecer ao sol da manhã no aterro das estradas e nos campos abertos que ainda não foram alagados.
A flora compõe-se de várias espécies de vegetação, entre elas o cerrado, campo, pantanal e florestas tropicais.
 
Clique nos círculos azuis para ver a legenda
 
 
Clique nas fotos para ampliá-las
 
 


Expedição: O Descobrimento do Brasil


Nota
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter sócio-ambiental. Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos cultura regional, esportes de aventura e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.


 
PRESERVE O PATRIMÔNIO NATURAL DO BRASIL!


Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.
Agência Ambiental Pick-upau
Copyright © 2001 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil