Mundo
 
 
 

COXIM
MATO GROSSO DO SUL

 
Para quem deseja curtir a natureza com muita paz, deve escolher a época da piracema, o lugar fica completamente vazio. A Fazenda Palmeiras é simplesmente um paraíso, com área para camping e pousada para quarenta pessoas, dispõe de barco com motor e piloteiro, fábrica de gelo, aluguel de freezer, restaurante e bar, a estrutura é rústica mas bastante confortável. O pôr-do-sol é um show à parte, pode ser apreciado juntamente com a Cachoeira Palmeiras, o vôo de patos selvagens e tuiuiús, mas se você preferir pode contemplar a lua entre as palmeiras, uma verdadeira pintura. Para os geógrafos, o Pantanal é uma gigantesca planície de 185.000 km² espalhada por quatro países - Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai, nos três últimos é também conhecido como chaco.



O Pantanal é considerado uma das regiões mais piscosas do mundo. São cerca de 250 espécies diferentes, as principais encontradas são dourado, pacu, piabuçu, curimbatá, piraputanga, pintado, barbado, jurupoca e jaú. A pesca é proibida de novembro a janeiro, época da piracema, quando os peixes sobem os rios em direção às nascentes para desova. Esse período, porém, pode mudar, de acordo com as pesquisas feitas pelo IBAMA. No restante do ano a pesca é liberada, no entanto é preciso verificar algumas regras. A pesca é permitida apenas com o uso de vara, até o limite de 30 kg por pessoa, conforme o tamanho mínimo para cada espécie.



A fiscalização é feita pela polícia florestal e pelo IBAMA. Para pescar é obrigatório o porte de licença obtido em qualquer escritório do IBAMA no país. Mas nem só de peixes vive o Pantanal; o lugar é um dos mais importantes santuários da biosfera, a diversidade de animais é impressionante. São cerca de 650 espécies de aves, 80 espécies de mamíferos e 50 espécies de répteis. Dentre as várias espécies encontradas estão jacarés, sucuris, capivaras, araras, tuiuiús, garças, veados-campeiros, macacos e onças-pintadas. O homem é minoria nesse universo: apenas 250 mil pessoas, menos de duas por km², 20 vezes menos que as cinco milhões de cabeças de gado, mas o senhor absoluto dos campos alagados é o jacaré.



A quantidade desses animais é estimada entre 7,5 e 10 milhões, quase o dobro de bovinos, e entre 30 e 40 vezes a de homens. Já imaginou se esses animais se rebelam?
Capivaras, cervos, quatis e as enormes sucuris, também conhecidas como anacondas, costumam sair do mato para se aquecer ao sol da manhã no aterro das estradas e nos campos abertos que ainda não foram alagados.
A flora compõe-se de várias espécies de vegetação, entre elas o cerrado, campo, pantanal e florestas tropicais.

Clique nos círculos azuis para ver a legenda

Clique nas fotos para ampliá-las



Nota
A Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter sócio-ambiental. Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos cultura regional, esportes de aventura e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.


 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.