Mundo
 
 
 
SÃO THOMÉ DAS LETRAS
MINAS GERAIS
 
São Tomé das Letras, sem dúvida, é uma cidade diferente. Entre os vários aspectos que justificam isso estão as aparições freqüentes de ovnis, a magia dos contos de fadas e duendes, sua arquitetura rústica de pedra, as inúmeras belezas naturais, a incrível diversidade e criatividade de seu artesanato, e claro, a sua própria história. Entre os animais encontrados na região estão tucanos, gaviões, corujas, saguis, lagartos, morcegos, borboletas e cobras variadas. Em São Tomé, as florestas são basicamente formadas por cerrados com alguns pontos de mata ainda virgem.



As escavações das pedreiras da região aos poucos vão mudando o cenário do local, abrindo grandes clareiras usando explosivos à beira de rios e riachos. Seu clima difere de outras florestas deste tipo, por causa da sua altitude. Durante o dia temos temperaturas em torno de 30ºC; já a noite, a temperatura pode chegar a 7ºC. Fora as atribuições técnicas, sua flora, junto à magia da cidade, nos transporta a lugares imaginários, que sempre foram palco dos anseios e sonhos da humanidade.



Ávidos pela aventura e mistérios, os homens cultivam através dos séculos, histórias de cidades encantadas. Todas elas repletas de perguntas sem respostas. Imaginação? Ficção? Se existem na imaginação, é porque um dia existiram no sonho e se existiram no sonho, existiram também no tempo e no espaço. Afinal, o que é o sonho se não a parte que aflora de consciências longínquas, escondidas na memória do mundo? Por isso, quando estiver embrenhado-se nas matas de São Tomé, imagine, sonhe. A vida é real, mas também é feita de sonhos.



Com um conjunto arquitetônico em quartzito, famosa pedra de São Tomé, também conhecida por pedra mineira que é vendida para todo o país, pode ser vista em toda a cidade. Uma maneira rústica mais confortável de se viver. Seu calçamento rústico e suas casas mais antigas são do século XVIII e lembram cidades andinas e os tempos em que o município era caminho alternativo para o transporte de ouro. A cidade foi construída a partir da Igreja Matriz, em 1740. Depois foi construída a Igreja do Rosário, também conhecida como igreja de pedra. Entre o cemitério e a Igreja Matriz, encontram-se lápides, onde estão enterrados Barões e Viscondes. Enfim, São Tomé é uma magia só.



Independente de suas suas fábulas e lendas, a verdade é que São Tomé é uma realidade que pode ser vivida através de sonhos. Independente de suas crenças e ideologias, São Tomé é a cidade onde se deve ver para crer.

Clique nos círculos azuis para ver a legenda

Clique nas fotos para ampliá-las



Nota
A Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter sócio-ambiental. Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos cultura regional, esportes de aventura e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.

 
Expedição o Descobrimento do Brasil
 
· Planejamento do projeto: 5 meses
· Estradas de terra: 399 km
· Estradas de asfalto: 8.074 km
· Total percorrido: 8.473 km
· Estados: 7
· Cidades percorridas: 189
· Cidades Base: 8
- Coxim - Pantanal/MS
- Chapada dos Guimarães/MT
- Brasília/DF
- Chapada dos Veadeiros/GO
- Chapada Diamantina/BA
- Prado/BA
- Aracruz/ES
- São Tomé das Letras/MG
· Patrimônio da Humanidade: 3
· Parques Nacionais: 3
· Sítios Arqueológicos: 1
· Capitais: 6
· Rodovias Federais: 9
· Rodovias Estaduais: 10
· Trilhas (a pé): 60 km
· Praias: 14
· Cachoeiras: 23
· Rios: 5
· Cavernas/grutas: 6
· Dias: 37
· Manutenção do veículo: 5
· Número de páginas do diário: 207
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.