X
X
SÃO THOMÉ DAS LETRAS
MINAS GERAIS


São Tomé das Letras, sem dúvida, é uma cidade diferente. Entre os vários aspectos que justificam isso estão as aparições freqüentes de ovnis, a magia dos contos de fadas e duendes, sua arquitetura rústica de pedra, as inúmeras belezas naturais, a incrível diversidade e criatividade de seu artesanato, e claro, a sua própria história. Entre os animais encontrados na região estão tucanos, gaviões, corujas, saguis, lagartos, morcegos, borboletas e cobras variadas. Em São Tomé, as florestas são basicamente formadas por cerrados com alguns pontos de mata ainda virgem.

As escavações das pedreiras da região aos poucos vão mudando o cenário do local, abrindo grandes clareiras usando explosivos à beira de rios e riachos. Seu clima difere de outras florestas deste tipo, por causa da sua altitude. Durante o dia temos temperaturas em torno de 30ºC; já a noite, a temperatura pode chegar a 7ºC. Fora as atribuições técnicas, sua flora, junto à magia da cidade, nos transporta a lugares imaginários, que sempre foram palco dos anseios e sonhos da humanidade.

Ávidos pela aventura e mistérios, os homens cultivam através dos séculos, histórias de cidades encantadas. Todas elas repletas de perguntas sem respostas. Imaginação? Ficção? Se existem na imaginação, é porque um dia existiram no sonho e se existiram no sonho, existiram também no tempo e no espaço. Afinal, o que é o sonho se não a parte que aflora de consciências longínquas, escondidas na memória do mundo? Por isso, quando estiver embrenhado-se nas matas de São Tomé, imagine, sonhe. A vida é real, mas também é feita de sonhos.

Com um conjunto arquitetônico em quartzito, famosa pedra de São Tomé, também conhecida por pedra mineira que é vendida para todo o país, pode ser vista em toda a cidade. Uma maneira rústica mais confortável de se viver. Seu calçamento rústico e suas casas mais antigas são do século XVIII e lembram cidades andinas e os tempos em que o município era caminho alternativo para o transporte de ouro. A cidade foi construída a partir da Igreja Matriz, em 1740. Depois foi construída a Igreja do Rosário, também conhecida como igreja de pedra. Entre o cemitério e a Igreja Matriz, encontram-se lápides, onde estão enterrados Barões e Viscondes. Enfim, São Tomé é uma magia só.

Independente de suas suas fábulas e lendas, a verdade é que São Tomé é uma realidade que pode ser vivida através de sonhos. Independente de suas crenças e ideologias, São Tomé é a cidade onde se deve ver para crer.

Clique nos círculos azuis para ver a legenda
 
Clique nas fotos para ampliá-las
 
 


Expedição: O Descobrimento do Brasil


Nota
A Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter sócio-ambiental. Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos cultura regional, esportes de aventura e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.


 
PRESERVE O PATRIMÔNIO CULTURAL
E NATURAL DO BRASIL!

Copyright © 2001 - Pick-upau