ONG
 
 
 

Repórter Eco - TV Cultura
Outubro de 2011
Veja a matéria completa


Reprodução
Repórter Eco - TV Cultura
 
Repórter Eco apresenta reportagem sobre o Refazenda
Programa foi ar neste domingo; veja o vídeo

Veja a transcrição da reportagem
30/10/2011 - Índios de Aldeia Guarani geram renda para manter sua cultura com o cultivo de árvores da Mata Atlântica

Aldeia Tenonde Porã - Crianças vão e vem da escola, brincam na porta de casa ou no campo de futebol. Às margens da represa Billings, a terra Guarani homologada em mil novecentos e oitenta e sete, fica na Área de Proteção Ambiental Capivari Monos, que abriga remanescentes de Mata Atlântica dentro do município de São Paulo.

A área indígena não tem mais de trinta hectares. Pouco para um povo que tem na tradição o plantio, a pesca e a caça.A população da aldeia cresceu e as dificuldades também. Ameaçadas pela falta de emprego, cento e setenta famílias, dependem inclusive de roças de quintais, criação de galinhas e artesanato.

A organização virou uma parceira dos índios da aldeia. O Projeto Refazenda trouxe uma nova estratégia para ajudar no sustento da aldeia e na manutenção da Mata Atlântica:

Entrevista com J. Andrade / diretor da ONG Pick-upau:
"A parceria funcionou, porque a gente conseguiu aliar o pensamento técnico da organização com a tradição dos índios da etnia Guarani".

A prova que a troca de conhecimento para recuperar a floresta deu certo é o viveiro com três mil metros quadrados, repleto espécies nativas da Floresta Atlântica, inclusive, já registrado no Ministério da Agricultura.

Entrevista com J. Andrade / diretor da ONG pick-upau:
"Hoje nós estamos com cento e cinco espécies todas nativas da Mata Atlântica. P: Qual é a sugestão da secretaria estadual do meio ambiente no que diz respeito a reflorestamento, em termos de diversidade de espécie?

R: Aqui no Estado de São Paulo, uma resolução da Secretaria do Meio Ambiente diz que o ideal é que tenhamos oitenta espécies num plantio heterogêneo".

Alguns jovens da aldeia foram capacitados para produzir as mudas de qualidade.Tudo começa pelas sementes, quando não são compradas, são coletadas da forma mais natural possível:
Para manter a tradição na terra indígena, as famílias se reúnem e comemoram datas consideradas importantes, até sagradas no calendário guarani. No viveiro, preparam as novas mudas para recuperar a Mata Atlântica. Fonte alimentos, de água e garantia de sobrevivência para esta e muitas outras comunidades.

Entrevista com Andrea Nascimento - Coordenadora do Projeto Refazenda:
"Nós começamos o projeto para produção inicial de cinquenta mil mudas. Hoje nós estamos com capacidade de cento e vinte a cento e cinquenta mil mudas ano. Atualmente temos cerca de cem mil mudas, então a gente dobrou a produção do viveiro e a gente tá fazendo o projeto de recuperação florestal na própria aldeia"

Entrevista com Marcílio da Silva - Karai Tataendy - guarani coordenador do viveiro:
P:O que esse viveiro pode mudar na vida de vocês?
R: Muda para a gente. Não tem emprego, agora o viveiro dentro da área é muito importante."
Entrevista com Andrea Nascimento: coordenadora do projeto Refazenda:
"Essa é a idéia , o projeto ele é sustentável, o recurso é revertido para o viveiro e a própria comunidade ."

Mais informações:
www.refazenda.org.br

Autor:
Editora-chefe:Vera Diegoli. Reportagem:Márcia Bongiovanni. Pauta: Teresa Cristina de Barros. Produtor:Maurício Lima. Edição de Imagens: João Kralik.


 
Repórter Eco - TV Cultura
 
 
 
 

 

Clipping Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.