Mutirão da Carona Solidária
Fique esperto!

Mutirão da Carona movimenta São Paulo

28/05/2008 - “Eu já estava preparado para levar essa multa hoje!”. Foi com essa lamentação que logo cedo o motorista Cláudio Lima entrou no clima do “Mutirão da Carona – Seja Solidário – Carona é Legal”, que aconteceu nesta quarta-feira (28/05) nas regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas, com a proposta de conscientizar a população sobre a importância de se ocupar os espaços ociosos nos veículos, visando a redução dos congestionamentos e das emissões de poluentes. Lima não deu carona, mas sabia que merecia a “multa legal”, uma intervenção lúdica feita por monitores, atores e voluntários que davam uma multa simbólica aos motoristas solitários.

Ao longo da manhã, oito cruzamentos de grande movimento na capital foram tomados por equipes que interagiam com os motoristas. Os que andavam acompanhados em seus veículos, receberam adesivos, bonés e camisetas pelo exemplo ambiental. “Mas não vale o meu cachorro?”, argumentou um motorista que tinha como única companhia o seu animal de estimação. Não valeu. Também levou uma “multa legal” para casa.

Motoristas recebem informações sobre a carona solidária em São Paulo
Paulistanos recebem 'multas legais' com bom humor.

Mas, entre muitas multas, também havia os bons exemplos. Um carro com quatro estudantes de medicina da Universidade de São Paulo exibia o seu adesivo com os dizeres “carona é legal” e aprovavam a ação. “Já que ainda não temos metrô perto de casa para ir à faculdade, temos que criar as nossas alternativas”, disse o motorista todo vestido de branco, a caminho da faculdade com os seus caronistas.

Até mesmo alguns pedestres, curiosos com o movimento dos “fiscais da carona”, paravam para saber o que acontecia. “Acho muito boa essa iniciativa, esses carros estão engolindo a cidade”, comentou o aposentado José Mendes, que caminhava pela Avenida Rebouças com a Avenida Brasil, na zona oeste da capital.

“Nós queremos conscientizar as pessoas, fazendo um trabalho de educação ambiental”, explicou o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, enquanto passava para conferir as ações do Mutirão, em um dos cruzamentos da cidade. Graziano afirmou que o Mutirão não pretende isentar o dever do Estado de fornecer transporte público de qualidade, mas ressaltou o papel de cada indivíduo na preservação do meio ambiente. “Cada pessoa precisa ter a sua atitude ambiental. Dar carona é uma delas, pois ajuda no trânsito e melhora o meio ambiente”, destacou.

Xico Graziano, secretário Estadual de Meio Ambiente de SP, acompanha ação no cruzamento da avenida Brasil com avenida Rebouças.
Ampla cobertura da imprensa marca Mutirão da Carona Solidária em SP.

Sobre o Mutirão

Conscientizar a população das grandes cidades sobre a importância da carona, para a redução, em curto prazo, dos congestionamentos e das emissões de poluentes. Essa foi a proposta do “Mutirão da Carona – Seja Solidário – Carona é Legal”. Para isso, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) firmou parcerias com empresas privadas, órgãos públicos e escolas para incentivar a prática da carona dentro destes estabelecimentos. Ao todo, foram quase 90 instituições divulgando a ação e 16 empresas que montaram esquemas de carona entre os seus funcionários. Dois milhões de panfletos, falando sobre os reflexos do excesso de veículos no trânsito, na poluição e na saúde, foram distribuídos em todo o Estado.

Dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostram que a taxa média de ocupação dos automóveis não chega a 1,5 pessoa por veículo. Este número já pode ser observado no dia-a-dia com os recordes diários de congestionamentos e com a poluição do ar ultrapassando, freqüentemente, os índices recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Hoje, a poluição veicular é o maior vilão na emissão de substâncias tóxicas na capital paulista. Os reflexos vão desde o aumento de doenças cardiorespiratórias até os efeitos do aquecimento global.

Motoristas recebem folhetos explicativos sobre a carona solidária.
Carona solidária ao vivo...

O Mutirão da Carona integra o Projeto Ambiental Estratégico “Mutirões Ambientais” da SMA. Desde setembro do ano passado, o projeto já realizou quatro mutirões – Mutirão Verde (plantio e conservação de árvores), Mutirão Ambiental (“evite sacolas plásticas”), Mar Limpo (recolhimento de lixo no mar) e Mutirão Azul (uso racional da água). Para este ano, estão programados mais quatro mutirões: um de recolhimento de lixo eletrônico (celulares, pilhas, baterias etc.), outro de reciclagem de óleo de cozinha, e, devido ao sucesso, a repetição dos Mutirões Ambiental (das sacolas plásticas) e Mar Limpo.
Texto: Evelyn Araripe Fotografia: José Jorge e Pedro Calado


Veja como foi a ação no cruzamento das avenidas Brasil e Rebouças.

 
Realização
Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Cetesb
Pick-upau
 

MUTIRÃO DA CARONA SOLIDÁRIA
TODOS OS DIAS NO SEU CARRO!

Pick-upau – 2008 – São Paulo – Brasil
Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.