Célula
combustível (Fuel Cells) utiliza do Hidrogênio
e do Oxigênio para gerar eletricidade com alta
eficiência, e também vapor d’água
quente resultante do processo químico na célula
a combustível. A importância da célula
está na sua alta eficiência e na ausência
de emissão de poluentes quando se utiliza o
hidrogênio puro, além de ser silenciosa.
O seu principal combustível,
o hidrogênio, pode ser obtido a partir de diversas
fontes renováveis e também a partir
de recursos fósseis, mas com muito menor impacto
ambiental.
Empresas de energia
do mundo todo estão em desenvolvimento para
as Cacs, com o objetivo de diminuir os custos, as
dimensões, aumentar a eficiência dos
equipamentos e, para muitos países, diminuir
a dependência de combustíveis fósseis,
como o petróleo.
No contexto internacional,
verifica-se a adoção de ações
visando ampliar o aproveitamento de energias renováveis
com uma progressiva redução no uso dos
combustíveis fósseis, reestruturando
a produção, a distribuição,
o uso da energia e incorporando novas tecnologias.
Neste cenário, o papel do hidrogênio
será fundamental.
Há, portanto,
um movimento em favor de uma economia baseada no hidrogênio,
e não mais no petróleo. Uma nova infra-estrutura
de armazenamento, distribuição e uso
da energia deverá surgir como forma de distanciar
o mundo de um regime energético baseado em
combustíveis fósseis, limitando as emissões
de CO2 a apenas duas vezes o nível pré-industrial,
minimizando os efeitos do aquecimento global na biosfera
do Planeta.
A tecnologia célula
a combustível tem sido reconhecida como uma
forma limpa de produzir eletricidade com alta eficiência
energética em diversas aplicações,
desde a portátil até em geração
distribuída. Não importando a sua aplicação,
elas oferecem um número importante de benefícios
para usuários individuais, companhias de energia
e a sociedade em geral.
Pelo fato de produzirem
energia sem combustão e sem partes móveis,
as CaCs são, em média, até 25%
mais eficientes que os motores a combustão
interna, reduzindo a emissão de poluentes e
também de dióxido de carbono na atmosfera.
Mesmo quando o hidrogênio
é obtido a partir de fontes fósseis
como o petróleo e o gás natural, a emissão
de dióxido de carbono (CO2) cai de 25 a 50%,
e a fumaça produzida quando comparada com equipamentos
tradicionais como os geradores a diesel, diminui em
99%.
O Departamento de
Energia dos EUA estima que se somente 10% dos automóveis
do seu país utilizassem células a combustível,
a emissão regular de poluentes diminuiria em
1 milhão de toneladas por ano, além
de diminuir em 60 milhões de toneladas o dióxido
de carbono emitido para a atmosfera, e também
diminuir a importação de 800.000 barris
de petróleo por ano (13% do total de importação
de petróleo dos EUA).
Além disso,
por praticamente não apresentarem partes móveis,
os veículos CaCs terão menos vibrações
e ruídos, refletindo em menos manutenção.
No futuro, ao estacionar o carro na garagem, o veículo
CaC poderá ser “plugado” na rede elétrica
de casa para gerar eletricidade e calor para aquecer
o ambiente, ou ainda, ser vendido para a rede elétrica.
os veículos CaCs irão utilizar até
metade do combustível para cobrir a mesma distância.
Isto significa economia e menos emissão de
poluentes.
Minimiza nossa dependência
em produtos do petróleo para produzir energia:
Petróleo, gás natural e carvão
são um dos tipos de combustíveis fósseis
que têm certas desvantagens. O petróleo
é uma fonte limitada, o gás natural
é difícil de transportar, e o carvão
é extremamente agressivo ao meio ambiente.
As células a combustível poderão
satisfazer nossa demanda por energia ao mesmo tempo
em que as reservas de combustíveis fósseis
diminuam. Para isso, devem-se utilizar fontes renováveis
de energia, como a cana-de-açúcar e
outras fontes de biomassa, pois durante o seu crescimento,
ocorre o seqüestro de carbono da atmosfera.
Redução
de baterias nos aterros sanitários. Uma vez
que a contaminação por parte das baterias
pode prejudicar os lençóis freáticos,
fonte de água potável, algo muito raro
nos dias de hoje.
Praticamente todas
as baterias recarregáveis usadas em laptops
e outros equipamentos portáteis são
de níquel-cádmio. O vazamento de metais
pesados no solo como o cádmio e o níquel,
e na água de rios é um problema de grande
preocupação.
As células
a combustível têm uma expectativa de
vida muito superior quando comparadas com as baterias
recarregáveis w são construídas
com materiais menos nocivos. Desta forma, com o aumento
do uso de células a combustível em micro-aplicações,
espera-se que diminua a contaminação
de metais pesados nos aterros sanitários.
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