Mundo
 
 
 
Fontes de Energia
Gás Natural
 
 

O gás natural, é a mistura de hidrocarbonetos leves, é inodoro e incolor, não é tóxico e é mais leve do que o ar. É a fonte de energia limpa que pode ser usada nas indústrias, substituindo outros combustíveis mais poluentes, uma vez que, não há necessidade de queimação. Contribui para reduzir o desmatamento e diminuir o tráfego de caminhões que transportam óleos combustíveis para as indústrias. As reservas de gás natural são muito grandes e o combustível possui inúmeras aplicações em nosso dia-a-dia, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

É uma energia de origem fóssil, resultado da decomposição da matéria orgânica fóssil no interior da Terra, encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, freqüentemente acompanhado por petróleo, constituindo um reservatório.

A sua combustão é completa, liberando produtos como o dióxido de carbono e vapor de água, sendo os dois componentes não tóxicos, o que faz do gás natural uma energia ecológica e não poluente. O gás natural caracteriza-se por sua eficiência, limpeza e versatilidade. É utilizado em indústrias, no comércio, em residências, em veículos.

Além de muito útil em todos os setores industriais, ou não. O gás natural não requer estocagem, eliminando os riscos do armazenamento de combustíveis. E com a sua disponibilidade, atrai novas empresas, contribuindo para a geração de empregos na região.

Sendo um combustível fóssil, trata-se de uma energia não-renovável, ou seja, finita. Apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão. Por outro lado, existem meios de controlar os riscos causados pelo uso do gás natural. Por ser mais leve que o ar, o gás natural tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados.

Levado por redes de tubulações, chamadas gasoduto, que levam das fontes produtoras até os centros de consumidores. O gasoduto Bolívia-Brasil transporta um grande volume de gás, proveniente da Bolívia para atender os Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Existem também as redes de distribuição que transportam volumes menores de gás natural a menores pressões, com tubulações de diâmetros menores que do gasoduto. É esta rede que recebe o gás nos gasodutos e o leva até as indústrias e aos centros urbanos e por fim, até a sua casa. A rede de gás natural é tão importante e segura quanto as outras redes.

O gás natural, além de ser completamente seguro é ecologicamente correto. Contando contra o ataque corrosivo do solo, as tubulações são protegidas por um sistema conhecido por proteção catódica. Suas tubulações são enterradas, no mínimo, a 1 metro de profundidade. Nas travessias, a tubulação é revestida por um tubo protetor contra as cargas externas. Em áreas urbanas, as placas de concreto são instaladas sobre a tubulação, para protegê-la de impactos decorrentes de escavações.

Faça o download dos documentos

- Panorama atual do mercado de GNL
- Organização da indústria brasileira de gás natural e Abrangência de uma nova legislação
- Informação de segurança de produto químico
- Considerações da SCM/ANP acerca do projeto de Lei nº 6.666/2006
- Considerações da SCM/ANP acerca do projeto de Lei nº 6.673/2006

Fonte: ANP – Agência Nacional de Petróleo
Ministério de Ciência e Tecnologia
Ministério de Minas e Energia
Fapesp
Pick-upau - 2009 - São Paulo - Brasil
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.